Perca até 2 kg por mês sem abrir mão da pizza com cerveja
Estar de dieta e ainda assim poder comer pizza e tomar cerveja parece um sonho, mas segundo a nutricionista funcional da Unesp Natália Baraldi é possível emagrecer até dois quilos em um mês sem riscar esses itens do menu. "Se a pessoa tem disciplina, não precisa restringir nada... Claro que não pode comer pizza todos os dias, mas acrescentar o alimento ao cardápio faz com que o paciente fique menos resistente à dieta que o nutricionista propôs", explica.
Baraldi afirma que, como comer e beber são considerados eventos sociais, não se pode tirar os prazeres da vida de uma pessoa ao mesmo tempo em que se reduz a quantidade de alimentos que ela consome. "Quando alguém conquista algo que sempre quis todo mundo sai para comer e comemorar, portanto, como é difícil mudar o estilo de vida, é preciso instituir as mudanças aos poucos", revela.
Ela recomenda comer pizza apenas duas vezes por mês e dar preferência às de massa fina. "É sempre melhor optar pelas pizzas com vegetais, como brócolis e rúcula, e sempre evitar as mais gordurosas", acrescenta Baraldi.
Já a cerveja está liberada todos os dias, desde que não haja nenhuma contra-indicação. E, atenção, é preciso limitar a dose. "Um copo de cerveja por dia não faz mal para o organismo e há até estudos que relacionam o consumo da bebida a menores índices de massa corporal (IMC) e menos risco de diabetes e hipertensão", afirma a nutricionista, que não indica o consumo de álcool de forma indiscriminada.
No dia a dia, o cardápio elaborado por Baraldi prioriza frutas, legumes, verduras e carboidratos integrais. "No café da manhã, o ideal é apostar em um suco natural com fibras, como aveia ou quinua, e no lanche da tarde nunca deixar a fruta sem o acompanhamento de uma oleaginosa", afirma.
No almoço, a dica é evitar frituras e apostar em carnes magras acompanhadas de arroz integral e feijão. "Verduras e legumes, cozidos ou não, podem ser consumidos sem nenhum tipo de restrição", descreve. Ela sugere, ainda, apostar na sardinha e em outros peixes.
De acordo com Baraldi, os alimentos da ceia devem estimular a serotonina para ajudar a emagrecer. "Para perder peso não adianta apenas restrição calórica. É preciso de macronutrientes que ajudem a queimar a gordura e eliminá-la de vez do corpo", explica.
Confira abaixo o cardápio elaborada pela nutricionista:
Cardápio com 1.800 calorias
Café da manhã | Um copo de suco natural de mamão papaia com laranja (250ml) Duas fatias de pão de forma integral com uma colher (sopa) de requeijão light Duas fatias de queijo branco |
Lanche da manhã | Um pote de iogurte desnatado (100g) com pêssego picado |
Almoço | Quatro colheres (sopa) de arroz integral Uma concha pequena de feijão Um filé de Saint Peter grelhado com alho porró (150g) Uma xícara (chá) de brócolis e cenoura refogados Uma salada de alface e tomate cereja, temperada com um pouco de sal, suco de limão e um fio de azeite extravirgem Sobremesa: Um tablete (30g) de chocolate meio amargo 70% de cacau |
Lanche da tarde | Uma banana prata amassada com mix de cereais (aveia, quinoa e amaranto) |
Jantar | Uma salada de rúcula e palmito, temperada com um pouco de sal, suco de limão e um fio de azeite extravirgem Duas fatias pequenas de pizza marguerita com mussarela de búfala (massa fina) Um copo de cerveja (290ml) |
Ceia | Uma xícara de chá de erva-cidreir |
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.