Topo

Ver alimentos calóricos melhora o sabor do que se está comendo

Do UOL

Em São Paulo

20/03/2012 17h44

Uma nova tática pode ser usada por quem não gosta de trocar a pizza pela salada. Para deixar a segunda opção mais saborosa, basta observar fotos de alimentos muito calóricos. Segundo estudo publicado na revista PLoS One, a estratégia faz com que o sabor do que você está ingerindo pareça melhor.

A pesquisa mostra que as pessoas que viram imagens de pizza ou de outras massas enquanto comiam degustaram melhor o prato do que as que foram expostas a imagens de verduras e frutas.

Segundo cientistas, a visão desempenha papel importante na percepção dos alimentos e eleva a expectativa de sabor e a aceitação da comida.

No total, 14 voluntários participaram do estudo e foram expostos rapidamente a imagens de alimentos muito e pouco calóricos.

Eles foram convidados por pesquisadores do Centro de Pesquisas Nestlé, na Suíça, para avaliar o sabor de agradabilidade e intensidade de alguns alimentos.

O pesquisador Johannes le Coutre e sua equipe observaram as partes do cérebro relacionadas ao prazer. Eles descobriram que os voluntários que tinham visto as fotos de alimentos calóricos classificavam os pratos como mais agradáveis em comparação aos que tinham visto imagens de alimentos com poucas calorias.

"Os resultados fornecem evidências de que alimentos de alta caloria melhoram a avaliação de sabores posteriormente apresentados", aponta le Coutre.

As neuroimagens serviram para entender como o cérebro processa sabores e como a visão faz com que um alimento seja mais apreciado do que outro, o que pode ser usado no tratamento de distúrbios do apetite.