Topo

Portugal amplia restrições e autoriza venda de testes de covid em mercados

Portugal amplia restrições e exige testes negativos de covid-19 para entrada em restaurantes - Getty Images
Portugal amplia restrições e exige testes negativos de covid-19 para entrada em restaurantes Imagem: Getty Images

15/07/2021 22h07

O governo de Portugal aprovou nesta quinta-feira um decreto que permite a venda de testes de autodiagnóstico de covid-19 em supermercados e ampliou para mais 30 municípios as restrições aplicadas em áreas de alto risco de contágio, como o toque de recolher e a exigência de exames negativos ou certificados para entrar em restaurantes.

Após analisar os últimos dados da pandemia, o Conselho de Ministros aumentou de 60 para 90 o número de municípios em risco elevado ou muito elevado de infecção por excederem uma incidência de 120 casos ou 240 casos a cada 100 mil habitantes, respectivamente, em 14 dias.

Os locais mais afetados são toda a Área Metropolitana de Lisboa e uma grande parte da região do Algarve (sul), onde a prevalência da variante delta é de 100%, em comparação com 88% em nível nacional.

Nos 90 municípios com maior risco, serão aplicadas as medidas mais restritivas: toque de recolher obrigatório das 23h às 5h e a partir das 19h de sexta-feira e durante todo o fim de semana, além da exigência de um teste negativo ou um certificado digital para entrar em restaurantes.

"A situação continua piorando", admitiu a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, ao enfatizar que, embora tenham sido registrados diariamente mais casos de coronavírus durante a última semana, "parece haver uma diminuição do ritmo" de novos contágios.

Apesar do agravamento, também visível nos hospitais, onde existem atualmente 774 pacientes com covid-19, o número mais elevado desde março, a situação está "sob controle" no sistema de saúde pública, segundo o ministro, que salientou que é essencial controlar o vírus através de testes.

Por esta razão, os testes de autodiagnóstico de covid-19 foram aprovados para venda em supermercados, depois de já estarem disponíveis nas farmácias.

Vieira da Silva destacou também que a vacinação é essencial para combater a quarta onda do coronavírus no país, que hoje sofreu um choque quando um lote de vacinas da Janssen foi suspenso depois de ter sido notificada uma contagem de casos de desmaios em pessoas que receberam doses em Mafra, no norte de Lisboa. A situação forçou um reajuste da campanha de vacinação.

Portugal, com dez milhões de habitantes, já contabilizou 920.200 casos de covid-19, entre eles 17.187 mortes decorrentes da doença, desde o início da pandemia.