Topo

Vacina da Janssen é segura em grávidas e lactantes, apontam especialistas

Vacina da Janssen é segura em grávidas e lactantes, apontam especialistas - Imagem: Hakan Nural (Unsplash)
Vacina da Janssen é segura em grávidas e lactantes, apontam especialistas Imagem: Imagem: Hakan Nural (Unsplash)

Agência EFE

17/03/2021 18h53

A vacina desenvolvida pela companhia farmacêutica Janssen poderá ser utilizada em mulheres grávidas e lactantes, apontou nesta quarta-feira um grupo de especialistas em imunização.

Esta é a primeira vacina aprovada, seja pela OMS (Organização Mundial da Saúde) ou pelas principais agências reguladoras nacionais, que requer apenas uma dose para gerar proteção contra o novo coronavírus.

O grupo de pesquisadores que dá assessoria estratégica à OMS indicou que a mesma plataforma tecnológica utilizada para a vacina da Janssen foi usada no passado para produzir outras vacinas que se mostraram seguras em mulheres grávidas e lactantes.

Os pesquisadores, inclusive, não recomendam que grávidas passem por um teste de diagnóstico de covid-19 antes de serem imunizadas, nem que considerem retardar a gravidez por terem recebido o agente imunizante.

A vacina da Janssen, que é uma filial da companhia americana Jonhson & Jonhson, demonstrou um nível de segurança e eficácia que a coloca como um instrumento a mais para o controle da pandemia, com a vantagem de ser aplicada em uma só dose, lembra o grupo assessor.

A única contraindicação que apontaram os especialistas em imunização é a alergia a um de seus componentes, embora a vacina esteja livre de adjuvantes, conservantes, material de origem animal ou tecido fetal.

A recomendação emitida aponta que o agente imunizante mostrou nos testes clínicos uma eficácia de 76,7% contra episódios graves da covid-19, depois de 14 dias da aplicação, e 85,4% após 28 dias.

Já para evitar hospitalizações, a eficácia estimada é de 93% e de 70% contra casos sintomáticos da doença.

Como o restante das vacinas que estão sendo utilizados, a indicação é que a da Janssen também seja utilizada sob supervisão profissional e deve contar com acompanhamento médico em caso de alguma eventual reação.