Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Médicos descobrem doença pediátrica cardiovascular causada por covid-19

iStock
Imagem: iStock

Em Sevilha

18/11/2020 18h21

O Hospital Universitário Virgen del Rocío, em Sevilha, no sul da Espanha, coordenou o maior estudo multicêntrico europeu sobre os efeitos cardiovasculares da covid-19 em crianças e adolescentes e descreveu uma nova doença relacionada ao novo coronavírus, a "síndrome inflamatória multissistêmica".

A segunda revista de cardiologia mais importante do mundo, "Circulation", endossou o artigo e recomendou sua leitura a todos os pediatras, explicou o hospital espanhol em um comunicado.

Os especialistas estudaram as manifestações cardiovasculares mais frequentes na síndrome inflamatória multissistêmica associada à covid-19 (MIS-C), uma nova doença nova descrita em pacientes pediátricos após o início a pandemia.

O pico de incidência da síndrome inflamatória multissistêmica na Europa foi registrado pouco antes do verão no hemisfério norte, que começa em junho, e os pesquisadores revelaram que as manifestações cardiovasculares podem aparecer com frequência em uma população previamente saudável.

O estudo também concluiu que crianças com síndrome inflamatória multissistêmica devem receber acompanhamento específico para descartar manifestações cardiovasculares, como choque, arritmias cardíacas, derrame pericárdico e dilatação das artérias coronárias, as quatro complicações mais comuns apresentadas.

No entanto, em comparação com adultos, a mortalidade em crianças com a síndrome é muito baixa, apesar do aumento significativo dos marcadores bioquímicos de inflamação e de alterações multissistêmicas.

Além disso, existe uma correlação estatisticamente significativa entre o grau de elevação dos marcadores bioquímicos e a necessidade de suporte de terapia intensiva, segundo o estudo.

A pesquisa contou com a participação de 55 centros europeus, que acompanharam 286 menores de idade, o maior grupo de pacientes pediátricos do mundo a participar de um estudo até agora.

O quadro clínico cardiovascular observado pelos especialistas também é um dos mais completos até agora, por incluir dados sobre sua apresentação clínica.

O artigo, que tem como autor principal Israel Valverde, chefe de Cardiologia Pediátrica do hospital de Sevilha e pesquisador do grupo de Fisiopatologia Cardiovascular IBiS, também inclui marcadores laboratoriais, alterações de imagens cardíacas e a progressão desses indicadores durante o período de internação.

A Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica Virgen del Rocío, representada por sua gerente, Elia Sánchez-Valderrábanos, também participou do estudo, que contou com a colaboração de mais de cem pesquisadores de 17 países europeus e 48 cidades.

Na opinião dos editores da revista "Circulation", as conclusões da pesquisa ajudam a entender manifestações cardiovasculares clínicas e a otimizar os tratamentos.