Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


'Fiz meus dentes postiços com instruções de rede social': crise de dentistas no Reino Unido incentiva práticas perigosas

Ian Simpson diz que planeja viajar para fora do Reino Unido para fazer seu tratamento - Arquivo pessoal/Reprodução
Ian Simpson diz que planeja viajar para fora do Reino Unido para fazer seu tratamento Imagem: Arquivo pessoal/Reprodução

Lynette Horsburgh - Da BBC News

11/08/2022 08h18

Moradores de uma cidade no Reino Unido onde não há sequer um único dentista do sistema público de saúde britânico (NHS) disponível para atender novos pacientes contam como ficaram desesperados e até recorreram à criação de dentaduras feitas em casa seguindo instruções nas redes sociais.

Ian Simpson, de Blackpool, no noroeste da Inglaterra, diz que passou anos tentando agendar uma consulta para um tratamento odontológico, sem sucesso.

Uma investigação da BBC em todo o Reino Unido não conseguiu encontrar nenhuma clínica no condado de Lancashire que aceitasse novos pacientes do NHS.

Simpson diz ter "desistido" e que evita sorrir.

O NHS England informou que promoveu mudanças recentes para disponibilizar mais recursos e dar suporte às clínicas.

Mas Simpson diz que, frustrado com a longa espera, pretende agora viajar para a Turquia ou Itália para realizar seu tratamento.

"Não sorrio tanto quanto costumava. Isso parte meu coração. Tentei e tentei. No privado, o orçamento foi de 9.900 libras (mais de R$ 60 mil)", diz ele.

O chef e ex-boxeador acrescenta: "Tinha dentes lindos e sempre cuidei deles".

Oran Hodgkiss, de 22 anos, diz que teve que viajar à Irlanda do Norte, sua terra natal, para realizar um tratamento odontológico.

O estudante, que tem direito a tratamento gratuito pelo NHS, está com problemas em um dente do siso há meses e sente muitas dores.

Ele diz ter tentado tratamento com 12 dentistas sem sucesso —apenas um deles ofereceu para colocá-lo em uma lista de espera de 18 meses.

"É ridículo. Entendo que há atrasos causados pela covid, mas não conseguir um dentista é inacreditável", lamenta.

Hodgkiss conta estar desesperado para tratar os dentes a tempo de seu casamento no próximo mês e agora enfrenta "mais voos e faltas no trabalho".

Já Caroline Young diz que teve que recorrer a fazer suas próprias dentaduras derretendo plástico de modelagem depois de ver instruções em redes sociais.

As coroas que ela havia colocado anteriormente estavam caindo, explica.

Young tentou supercola por um tempo, mas agora usa plástico polimorfo, pequenas bolinhas que derretem quando submersas em água quente, e as molda para fazer os dentes postiços.

"Não é o que queria fazer. Prefiro ter dentes. Assim, posso sorrir para as pessoas um pouco à distância e não parecer muito esquisita", diz.

"Houve momentos em que tentei encaixar e não funcionou. Aí choro porque não posso sair. Não posso sair de casa. É desmoralizante."

Os dentistas alertam que dentaduras caseiras não representam apenas um risco de asfixia, mas também armadilhas de alimentos que podem desencadear graves cáries dentárias e danos às gengivas.

Emma Clarke, da cidade vizinha Fleetwood, diz que tentou dentistas em lugares tão distantes quanto Lancaster.

Ela lascou o dente da frente no início da pandemia de coronavírus e tem problemas com outros quatro.

A mulher, de 39 anos, diz que seus dentes estavam "se desintegrando" em meio à espera para encontrar um dentista e que não pode se dar ao luxo de pagar por consultas privadas.

"É atroz. Não deveríamos ter que pagar. É injusto. É deprimente. Realmente derrubou minha confiança", lamenta.

Clarke acrescenta que também estava recorrendo a dentaduras de plástico feitas em casa.

"São melhores do que não ter dentes", diz ela.

Rebecca Carey, que se tornou mãe recentemente, precisa de tratamento para um dente quebrado e o dentista do NHS mais próximo que ela conseguiu encontrar estava em Liverpool, a mais de 80 quilômetros de distância.

"Não posso comer desse lado da minha boca para não ter mais danos", diz ela.

"É nojento. A cidade de Blackpool quer continuar prosperando, mas não pode cuidar de seus moradores. Ninguém explicou por que eles não estão aceitando novos pacientes também. Apenas nos disseram 'não podemos ajudar e não há lista de espera'."

Um porta-voz do NHS informou: "O NHS anunciou recentemente as primeiras reformas da odontologia desde 2006, que apoiarão as clínicas para melhorar o acesso, incluindo dar às clínicas de alto desempenho a oportunidade de aumentar sua atividade e tratar mais pacientes".

Segundo ele, "as discussões sobre outras mudanças que beneficiam pacientes e funcionários ainda estão em andamento".

O porta-voz acrescentou que a pandemia de coronavírus teve um "impacto desproporcional" na região, o que levou a uma interrupção nos cuidados de rotina, com dentistas priorizando casos urgentes.

O NHS England investiu 50 milhões de libras para ajudar a aumentar o acesso a dentistas em todo o país, o que equivale a mais de 7 milhões de libras somente no noroeste da Inglaterra, concluiu ele.

O parlamentar Scott Benton, diz que as recentes mudanças no contrato odontológico feitas pelo NHS England "devem ajudar bastante a reduzir o acúmulo de problemas dentários que cresceram devido à pandemia".

- Este texto foi publicado originalmente em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-62492433

Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=k8883KS9KwA

https://www.youtube.com/watch?v=rD0DgN9IBig

https://www.youtube.com/watch?v=0Hw3h9bBwws