Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Rumeysa Gelgi, a mulher mais alta do mundo: o que é a síndrome de Weaver, que a deixou tão alta

Rumeysa Gelgi tem 2,15 metros de altura e é a mulher mais alta do mundo - Guinness World Records / PA
Rumeysa Gelgi tem 2,15 metros de altura e é a mulher mais alta do mundo Imagem: Guinness World Records / PA

20/10/2021 12h35

O Livro de Recordes do Guinness confirmou que Rumeysa Gelgi, da Turquia, é a mulher viva mais alta do mundo.

Rumeysa Gelgi é uma turca de 24 anos com 2,15 metros de altura e foi confirmada pelo Livro de Recordes do Guinness como a mulher mais alta do mundo.

Gelgi sofre da síndrome de Weaver, uma condição rara que acelera o crescimento. Ao longo dos anos ela foi vítima de preconceito, mas afirma que o recente reconhecimento tem sido motivo de orgulho, pois a faz se sentir especial.

"Quando criança, tive que lidar com bullying. Não foi fácil desenvolver minha autoestima durante aqueles anos. Mas a verdade é que sempre me senti única graças à atitude positiva que meus pais me incutiram". ela disse à BBC.

Aos 18 anos, Gelgi detinha o recorde de adolescente mais alta do mundo.

Desde então, ela tem usado sua fama para aumentar a consciência pública sobre a vida de pessoas com doenças raras como a dela.

"Tenho muito orgulho de ser especial. Nunca pensei que isso fosse acontecer comigo quando criança. É mais do que um sonho que se tornou realidade e estou muito feliz por ter tornado minha condição algo pelo qual devo agradecer."

Síndrome de Weaver

A estatura extraordinária de Gelgi é causada por uma mutação genética muito rara chamada síndrome de Weaver. Apenas 50 casos como o dela foram descritos na literatura médica.

É um distúrbio multissistêmico caracterizado por estatura alta, uma aparência facial típica com hipertelorismo ocular (o aumento da distância entre as pupilas), orelhas grandes e carnudas e retrognatismo do queixo (posicionamento atípico da mandíbula, que dá a impressão de a pessoa ter um queixo pequeno) ou sobremordida.

A condição também traz consigo graves deficiências físicas, como escoliose, falta de músculos e problemas de equilíbrio.

"Ela afeta minha mobilidade, minha saúde e minha aparência. Basicamente, todos os aspectos da minha vida", disse Rumeysa Gelgi à BBC.

Ela costuma andar em uma cadeira de rodas, mas às vezes pode sentar-se e movimentar-se por curtos períodos de tempo com a ajuda de um andador.

"Sempre quis ter uma vida independente e mais bem-sucedida possível. É difícil ser independente devido à minha condição, mas tento viver o mais independentemente possível", explicou.

"Uma inspiração"

Ela é programadora e acaba de concluir seu treinamento profissional. Em breve começará a trabalhar, e diz que pretende "construir uma carreira de sucesso".

"Cada desvantagem pode se transformar em uma vantagem se você se aceitar como é, conhecer seu potencial e fizer o melhor", disse ela em um comunicado publicado pelo Guinness Book.

Embora ela reconheça que se sente desconfortável quando estranhos a encaram, Gelgi conta que a maioria das pessoas manifesta apoio e simpatia.

Sua mensagem é que "não há problema em se destacar" e ela espera poder inspirar outras pessoas a se orgulharem de ser diferentes.

Curiosamente, o homem mais alto do mundo atualmente também vem da Turquia. Sultan Kösen tem 2 metros e 51 centímetros de altura.

O Guinness Book afirma que o fato de o homem e a mulher mais altos virem do mesmo país é um "acontecimento raro".

Gelgi diz que está interessada em conhecer seu homólogo masculino.

Craig Glenday, editor-chefe do Guinness Book of Records disse: "É uma honra receber Rumeysa novamente no livro dos recordes."

"Seu espírito indomado e orgulho em se destacar da multidão é uma inspiração."