Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Por que japoneses estão se 'embrulhando' em trouxas

Pacientes da terapia Otonamaki ficam completamente embrulhados - Kyoko Proportion
Pacientes da terapia Otonamaki ficam completamente embrulhados Imagem: Kyoko Proportion

02/01/2017 10h18

Terapia inspirada em prática tradicional realizada em bebês visa tratar problemas de postura e falta de flexibilidade.

Para quem não gosta de espaços apertados, estas fotos podem ser perturbadoras.

Elas foram feitas no Japão e mostram exemplos de terapia japonesa que trata problemas de postura e falta de flexibilidade, a chamada Otonamaki --o que pode ser traduzido como "empacotamento de adultos". Nela, os pacientes são embrulhados em pedaços de pano, como trouxas.

A terapia Otonamaki vem ganhando cada vez mais adeptos no Japão. Cada sessão dura cerca de 20 minutos.

A ideia veio da prática conhecida como Ohinamaki, que embrulha bebês em tecidos de uma forma parecida e tem por objetivo ajudar no desenvolvimento físico das crianças.

"Algumas pessoas ficavam preocupadas com os bebês lutando ou ficando com claustrofobia depois de serem embrulhados", explicou Orie Matsuo, da Kyoko Proportion, uma das várias empresas que oferecem a terapia para os adultos.

Antes (esq.) e depois (dir.): acredita-se que a Otonamaki melhore a postura - Kyoko Proportion - Kyoko Proportion
Antes (à esquerda) e depois (à direita): acredita-se que a Otonamaki melhore a postura
Imagem: Kyoko Proportion

"Pensamos que se os adultos fossem embrulhados como eles, poderiam ver como é bom."

Dormindo

As respostas dos clientes "embrulhados" têm sido boa.

"Parece incômodo, mas não me senti apertada de jeito nenhum. É o oposto disso. Depois (da sessão), senti meus ombros e costas melhorando", disse uma cliente de 40 anos da Kyoko Proportion.

"Foi tão bom que quase dormi. Meu pescoço e região lombar ficaram relaxados. Quero que meu marido aprenda a fazer isso", disse outra cliente.

Mas nem todos foram conquistados pela Otonamaki.

"Parece tão bizarro", disse uma pessoa no Twitter. Outro comparou a terapia com algo saído de um filme de terror.

Alternativa?

A terapia Otonamaki foi inventada por uma parteira famosa no Japão, Nobuko Watanabe, que também inventou um cinto que dá apoio para a barriga de mulheres grávidas.

Essa técnica de massagem é oferecida principalmente para mulheres. Algumas procuram a terapia Otonamaki como uma alternativa à massagem tradicional ou à fisioterapia.

Orie Matsuo afirma que essa terapia dá mais flexibilidade aos músculos do quadril, pernas e ombros.

"Ao aproximar seus ombros e pernas, seu corpo é endireitado e acaba a dor em suas costas, região lombar e na articulação do quadril", contou a terapeuta à BBC.

"Algumas de nossas clientes vem fazer tratamentos para a região pélvica depois do parto, outros vem consertar pernas arqueadas."

A empresa começou a fazer a terapia em 2015 e, até agora, cerca de 70 pessoas já passaram pela Otonamaki com a Kyoko Proportion.

No entanto, pode demorar até que essa terapia convença a todos de seus benefícios.

"Nunca ouvi falar de Otonamaki nem tentei fazer. Entendo o que eles estão tentando fazer, mas não é fisioterapia tradicional", disse Shimpei Fukumoto, diretor da Clínica Japonesa Holística Fukumoto.

Muitos dos que experimentaram a terapia como uma técnica contra o estresse garantem sua eficácia. Mas, para outros, o "empacotamento de adultos" ainda parece muito distante dos procedimentos estabelecidos de fisioterapia.

"Discordo totalmente desse método de tratamento. O jeito que eles (pacientes) são embrulhados pode levar ao desgaste muscular no longo prazo", disse Visvanathan Ravi, fisioterapeuta da Clínica de Fisioterapia Hallmark, em Cingapura.

"Se uma pessoa fica nessa posição por 30 minutos, tenho certeza de que terá problemas de coluna. Fazer esse tratamento não é aconselhável", acrescentou.

Com informações de Mariko Oi e Yvette Tan.