Técnica que imita movimentos de animais promete gastar mil calorias por sessão

Obcecado em perder peso, um australiano inventou um método de condicionamento físico que imita os animais.
A nova moda para emagrecer – o "zuu", uma brincadeira com a palavra "zoo" - já vem ganhando adeptos principalmente na Austrália e no Reino Unido.
O treinamento consiste em fazer exercícios imitando movimentos de animais. "Foi minha esposa quem sugeriu o nome quando viu minhas sessões de treinamento em que eu imitava animais", disse à BBC o criador do método, Nathan Helberg.
"Fazia o gorila, depois rastejava como um urso, aí fazia a iguana, a cobra e todos esses movimentos."
O método de condicionamento incorpora movimentos de 30 animais. Uma das novidades do zuu é não fazer uso de nenhum tipo de aparelho: os movimentos são naturais.
"Eu costumava fazer levantamento de peso e era 26 quilos mais gordo do que sou agora", comentou Helberg. Ele diz que é possível perder até mil calorias em 45 minutos de zuu.
O criador diz que inventou o método a partir de uma rivalidade com o irmão, um ginasta com um preparo físico invejável.
"(Meu irmão) tinha uma forma física excelente. Eu me sentia vulnerável pela falta de movimento. Me sentia muito duro e não gostava daquilo que havia me tornado", contou.
"Comecei a fazer esse tipo de treinamento porque queria muito ganhar do meu irmão."
Alta intensidade
Helberg conta que se inspirou na agilidade e no preparo físico dos animais selvagens para criar o método que o fez perder mais de 20 quilos.
Uma sessão de apenas 20 minutos de zuu permite queimar entre 300 e 400 calorias, enquanto uma de 45-50 minutos pode eliminar algo entre 800 e mil calorias.
Além disso, os exercícios trabalham agilidade, flexibilidade e fortalecimento de músculos e articulações.
"O que nem todo mundo percebe é que o zuu é de baixo impacto, ideal para pessoas que não gostam de correr, que têm problemas nos joelhos ou então estão em idade avançada", disse o preparador físico.
"Todas as pessoas podem praticar esse método: ele se adapta às necessidades de cada um. Mas permite a todos queimar uma boa quantidade de gordura, fortalecer os músculos e melhorar a resistência cardiovascular."
Aprendendo com os animais
O zuu nasceu na Austrália, mas também é praticado no Reino Unido. O método deverá chegar à Espanha nos primeiros meses de 2015.
No começo do ano que vem, a técnica também será lançada nos Estados Unidos, onde já existem abordagens similares, como o Animal Flow.
No zuu, os movimentos das 30 espécies incorporam trabalhos aeróbicos e anaeróbicos específicos.
"Além de uma perda considerável de gordura devido à alta intensidade dos exercícios, dizemos que enquanto os homens conseguem aumentar a massa muscular com o zuu, as mulheres conseguem tonificar seus músculos", disse Helberg.
"Elas aumentaram sua força em cerca de 30% com seis a oito semanas de exercícios sem aumentar consideravelmente a massa muscular - o que é importante para as mulheres que, em geral, não gostam de ficar musculosas demais."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso