Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


OMS aprova uso da vacina da Novavax contra covid-19

iStock
Imagem: iStock

21/12/2021 16h04

A OMS (Organização Mundial da Saúde) aprovou nesta terça-feira (21) a vacina Nuvaxovid, produzida pelo laboratório norte-americano Novavax, contra a covid-19.

Com isso, são 10 os imunizantes liberados pelo órgão e que podem integrar o programa Covax Facility, que ajuda países pobres a terem as fórmulas contra a doença e combater a pandemia.

A liberação vem quatro dias depois da OMS autorizar também o uso da vacina indiana covovax, feita pelo Instituto Serum da Índia, e que produz a mesma fórmula sob licença dos norte-americanos.

As duas são produzidas à base de proteína projetada a partir da sequência genética da primeira cepa do coronavírus Sars-CoV-2. A autorização teve como base a aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), ocorrida nesta segunda-feira (21), e que liberou o uso do imunizante para os países europeus.

Além da Nuvaxovid, já foram autorizadas pela OMS: a Comirnaty, produzida pela Pfizer/BioNTech; a Vaxzevria e a Covishield - criadas pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford e produzidas na Europa/EUA e Índia; a Ad26.COV2-S, da Janssen; a Spikevax, da Moderna; a Inactivated Covid-19 Vaccine (Vero Cell), da SinoPharm; a CoronaVac, da Sinovac Biotech; a Covaxin, da Bharat Biotech; e a Covovax, do Instituto Serum.