Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


AstraZeneca entregará mais dados de sua vacina à agência americana em 48 horas

AstraZeneca dará mais detalhes sobre estudo de eficácia da vacina contra covid-19 feito nos EUA - Miguel Riopa/AFP
AstraZeneca dará mais detalhes sobre estudo de eficácia da vacina contra covid-19 feito nos EUA Imagem: Miguel Riopa/AFP

23/03/2021 09h45Atualizada em 23/03/2021 11h40

Londres, 23 Mar 2021 (AFP) - O laboratório anglo-sueco AstraZeneca anunciou hoje que publicará "em 48 horas" mais dados sobre os testes clínicos nos Estados Unidos de sua vacina contra a covid-19, depois que uma agência de saúde americana apresentou dúvidas sobre informações divulgadas inicialmente.

A empresa farmacêutica afirma em um comunicado que utilizou dados anteriores a 17 de fevereiro para os resultados publicados ontem dos testes clínicos nos Estados Unidos.

Também indicou que deseja entrar em contato "imediatamente" com as autoridades de saúde americanas para entregar em 48 horas uma "análise com os dados de eficácia mais atualizados possíveis".

Ontem, o NIAID (Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosa), que supervisiona os testes clínicos de vacinas nos Estados Unidos, expressou "preocupação" com fato de que o laboratório teria "utilizado informações obsoletas", o que poderia resultar em "estimativas incompletas da eficácia" da vacina.

No mesmo dia, a AstraZeneca voltou a defender sua vacina, objeto de várias controvérsias nos países europeus, afirmando que tem eficácia de 80% contra a covid-19 nos idosos e que não aumenta o risco de trombose.

A vacina tem eficácia de 79% para prevenir a covid-19 sintomática na população em geral e de 100% para evitar as formas graves da doença e a hospitalização, acrescentou o laboratório.