Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pandemia é uma catástrofe para a luta contra o câncer, afirma OMS

iStock
Imagem: iStock

Em Copenhagen

04/02/2021 08h18

O impacto da pandemia de covid-19 no tratamento de câncer é "catastrófico", lamentou nesta quinta-feira (4) a OMS (Organização Mundial da Saúde) na Europa, que apontou interrupções nos serviços de oncologia em um terço dos países da região.

"O impacto da pandemia no câncer na região é catastrófico", declarou o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge, no Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Entre os 53 países da região para a OMS (vários da Ásia Central), um em cada três interrompeu parcial ou completamente os serviços de oncologia devido à mobilização contra a pandemia e as restrições de viagens.

"Alguns países tiveram escassez de medicamentos contra o câncer e muitos registraram uma queda significativa de novos diagnósticos de câncer, inclusive nos países mais ricos ", afirmou Kluge em um comunicado, no qual destaca que as desigualdades pioraram devido à crise econômica.

Durante o primeiro confinamento em 2020, Holanda e Bélgica tiveram queda de entre 30% e 40% dos casos de câncer diagnosticado.

No Quirguistão a redução foi de 90% em abril de 2020.

No Reino Unido, os atrasos nos diagnóstico e no tratamento provocarão um aumento de 15% da mortalidade por câncer colorretal e de 9% por câncer de mama nos próximos cinco anos, prevê a OMS.

Na Europa, o câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas são responsáveis por mais de 80% das mortes a cada ano.

A OMS tem a intenção de voltar a mobilizar as autoridades com uma iniciativa centrada em particular na prevenção, diagnóstico precoce e acesso de todos ao diagnóstico e tratamento.