Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Sanofi e GSK adiam vacina contra covid-19 para o fim de 2021

SIPHIWE SIBEKO
Imagem: SIPHIWE SIBEKO

11/12/2020 06h51

Paris, 11 dez 2020 (AFP) - Os laboratórios francês Sanofi e britânico GSK anunciaram hoje que sua vacina contra a covid-19 não ficará pronta até o fim de 2021, depois de resultados abaixo do esperado nos primeiros testes clínicos.

O programa foi "adiado para melhorar a resposta imunológica nas pessoas mais velhas", afirmaram as empresas em um comunicado.

Os dois laboratórios esperam disponibilizar a vacina no quarto trimestre do próximo ano. O plano original era apresentar um pedido de licença no primeiro semestre de 2021 e produzir um bilhão de doses.

A Sanofi, que está desenvolvendo a vacina em parceria com a GSK —que fornece o adjuvante— havia informado recentemente que esperava iniciar os últimos testes em humanos (fase 3) no fim de dezembro.

Mas os resultados provisórios dos primeiros testes (fases 1 e 2) não atingiram as expectativas.

Embora a resposta imunológica em adultos com idades entre 18 a 49 anos seja "comparável a de pacientes que se recuperaram da infecção por covid-19", esta resposta é "insuficiente" nos adultos mais velhos, afirma o comunicado.

Os laboratórios desejam "aperfeiçoar a concentração de antígenos para obter uma alta resposta imunológica em todas as faixas etárias", completa a nota.