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Drauzio Varella esclarece cinco mitos e verdades sobre o leite

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Gabriela Ingrid

Do VivaBem

23/03/2018 12h12

As dúvidas (e neuras) envolvendo a intolerância e alergia à lactose nos últimos anos abriram espaço para boatos de todo o tipo sobre o leite e fizeram do alimento mais um entre os "vilões" da nutrição. Mas será que tudo o que espalham por aí sobre a bebida é verdade?

O VivaBem conversou com o médico Drauzio Varella, que agora tem seu site no UOL, durante um evento do projeto Beba Mais Leite, que aconteceu na noite desta quinta-feira (22) em São Paulo, e esclareceu cinco mitos e verdades sobre o leite. Tire suas dúvidas abaixo:

5 perguntas e respostas sobre o leite

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    Adultos não precisam tomar leite

    Parcialmente verdade. "Não é obrigatório, mas você provavelmente não conseguirá uma boa quantidade de cálcio em outros alimentos. Um adulto precisa de, no mínimo, 1 g de cálcio por dia. Esse nutriente é fundamental não só para os ossos, mas também para o estímulo neuromuscular. A outra opção seria retirar o cálcio de vegetais escuros, mas a quantidade é muito menor. Para se ter um ideia, 1 g de cálcio é encontrado em 250 ml (ou um copo) de leite. Em uma porção de brócolis, tem apenas 100 mg do nutriente."

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    Ficar um tempo sem tomar leite altera nossa capacidade de digerir a lactose

    Provavelmente verdade. "Para digerir a lactose, é preciso ter a enzima lactase. Apesar de não haver estudos que comprovem esse mecanismo, parece que ela é produzida em menores quantidades quando fica em desuso. Quando o consumo do leite e seus derivados é retomado, há um tempo de adaptação da lactose. Você produz a enzima, mas não em quantidades suficientes. Depois, sua produção voltaria ao normal."

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    Os leites vegetais são boas alternativas para o leite de vaca

    Mito. "A quantidade de cálcio ideal só é encontrada (com facilidade) no leite de origem animal. Você provavelmente vai encontrar mais carboidrato do que qualquer outro nutriente nessas opções."

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    Leite integral é o mais recomendado

    Verdade. "Além dos nutrientes, ele tem uma quantidade de gordura que deixa você saciado por mais tempo, ajudando inclusive na perda de peso. A diferença de calorias para o desnatado é baixa. No entanto, se você está evitando o consumo de gorduras, opte pelo desnatado."

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    O leite é essencial na prevenção contra a osteoporose

    Verdade. Estamos constantemente construindo e destruindo os ossos. Quando você não consome o cálcio, o organismo retira esse nutriente justamente dos ossos, então seu corpo começa a perder massa óssea. Principalmente mulheres na menopausa e pós-menopausa já sofrem com uma perda de ossos muito grande, por isso é essencial o consumo do leite nessa fase da vida até a terceira idade.