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Quer um 2017 calminho? 18 alimentos bons para os estressados

Thamires Andrade

Do UOL

02/01/2017 07h03

Na hora do estresse, há quem fique compulsivo e queira devorar uma barra de chocolate ou outros alimentos mais calóricos para ter uma sensação de proteção e acolhimento. Ainda que optar por essas comidas não seja uma atitude recomendada, existem, sim, alimentos com propriedades "calmantes" que ajudam a ficar menos estressado. Veja, abaixo, algumas opções:

Fontes consultadas: Andréa Farah, nutricionista clínica; Iara Pasqua, nutricionista da Beneficência de São Paulo; Vanessa Prieto, personal nutri chef.

  • Reprodução/lookfordiagnosis

    Alface

    Os fitoquímicos encontrados principalmente nos talos das folhas de alface atuam como calmantes naturais e ajudam a diminuir o estresse.

  • Reprodução/pngimg

    Laranja

    A fruta melhora o funcionamento do sistema nervoso e, além de ser um ótimo relaxante muscular, ela também ajuda no combate do estresse e em prevenir a fadiga. Por ser rica em vitamina C, a fruta inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo.

  • Newton Santos/Hype

    Maracujá

    Ao contrário do que diz a crença popular, a fruta em si não é calmante, mas, sim, suas folhas. Elas contêm alcalóides e flavonóides, substâncias depressoras do sistema nervoso central [conjunto do cérebro com a medula espinal], responsável pela sensibilidade e pela consciência. Isso faz com que ela atue como um analgésico e relaxante muscular.

  • Getty Images

    Romã

    Por ser rica em antioxidantes e minerais, a fruta melhora o humor, reduz o estresse e aumenta a disposição. Além disso, ela também contém cálcio, potássio, ferro e fitonutrientes, como vitamina A, E, do complexo B, C , além de flavonóides e polifenóis, que protegem o corpo de doenças cardíacas, diabetes, artrite reumatóide e câncer.

  • Reprodução/Horta Viva Sementes

    Couve

    Fonte de fibra, magnésio e vitaminas do complexo B que são essenciais para manter o bom humor e reduzir a ansiedade. Vale consumi-la com outros vegetais verdes escuros no suco verde para garantir essas propriedades.

  • Thinkstock

    Castanha-do-Pará

    A oleaginosa é rica em selênio, um antioxidante envolvido na produção de neurotransmissores ligados ao estado de humor e capacidade para lidar com estresse: a serotonina, que tem ação sedativa e calmante, e a dopamina e noradrenalina, que dão energia e disposição, já que o estresse tende a deixar a pessoa mais cansada. Além disso, a castanha também melhora sintomas de depressão.

  • Getty Images

    Salmão

    Rico em ômega 3, o peixe age no sistema nervoso central, melhorando o humor e deixando a pessoa mais calma, além de reduzir os níveis de ansiedade.

  • Getty Images

    Espinafre e brócolis

    Ricos em potássio, magnésio, fosfato, ácido fólico, vitaminas A, C e do complexo B. Essa combinação presente tanto nos brócolis quanto no espinafre atua diretamente no sistema nervoso central atenuando o nervosismo e a ansiedade que geram o estresse.

  • Thinkstock

    Chá de camomila

    Tanto os brotos de camomila quanto o extrato contêm antioxidantes e substâncias que induzem o sono e reduzem a ansiedade, colaborando muito no combate ao estresse.

  • iStock

    Banana

    Fonte de triptofano, a fruta também contém magnésio e vitamina B6, componentes que estimulam a produção de serotonina, que ajuda a diminuir a ansiedade e irritação que vêm do estresse.

  • Thinkstock

    Abacate

    A fruta também é rica em triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina e contribui para estabilizar o humor e reduzir o estresse.

  • Thinkstock

    Frutos do mar

    Diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro, não só prevenindo o estresse, mas aumentando o foco e atenção.

  • Reprodução/foodandwine

    Iogurte

    A saudabilidade da flora intestinal promove uma redução da atividade cerebral em áreas que lidam com a emoção, como o estresse. Além disso, o iogurte é um probiótico, fonte de proteína e cálcio, ou seja, um alimento completo para o dia a dia.

  • iStock

    Kiwi

    Ótima fonte de vitamina C, vitamina E, ferro, potássio, magnésio e fósforo. A fruta tem ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e alivia sintomas relacionados ao cansaço e estresse.

  • Reprodução/arthdwallpaper

    Uva

    A fruta é rica em antioxidantes, vitamina C, vitamina E, vitaminas do complexo B e polifenóis, que são antiinflamatórios. Eles fortalecem a imunidade e auxiliam no funcionamento do sistema nervoso, aliviando sintomas relacionados ao estresse.

  • Shutterstock

    Café

    A cafeína presente na bebida bloqueia o receptor de estresse no cérebro, aliviando seus sintomas característicos. Além disso, o efeito estimulante do café deixa a pessoa mais alerta e disposta. Só é preciso ter cuidado para não exagerar na dose, pois, do contrário, a bebida pode provocar o efeito contrário.

  • Thinkstock

    Maçã

    A fruta é rica em fósforo, potássio, vitamina A, vitamina B1 e B2 que, além de melhorarem a circulação, reduzem a fadiga, muitas vezes causa por situações estressantes.

  • Thinkstock

    Chá verde

    Os antioxidantes presentes no chá combatem os radicais livres que colaboram para um quadro de cansaço e estresse. Além disso, ele auxilia na digestão e possui cafeína que é uma substância estimulante que melhora à disposição. Só fique atento nas quantidades ingeridas, já que altas doses de cafeína podem deixar a pessoa mais agitada e estressada.