Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Morosil ajuda a emagrecer mesmo? O que se sabe e para que serve o extrato

Morosil: saiba para que serve e qual a composição do remédio Imagem: Getty Images

Carol Firmino

Colaboração para VivaBem

24/05/2022 04h00

O morosil é um extrato seco obtido a partir do suco das laranjas moro, uma fruta de coloração vermelha cultivada na região próxima ao vulcão Etna, que fica na Sicília, Itália. Desde 2014 este extrato tem sido vendido em cápsulas, com o objetivo de proporcionar redução de peso aliada à perda de gordura abdominal.

Ele não é considerado um medicamento tradicional, mas um suplemento alimentar ou um fitoterápico, cuja composição é 100% natural. Seu nome comercial é Citrus sinesis L. Osbeck, sendo CitrusIM o mais popular. Mesmo assim, o consumo do morosil ainda provoca dúvidas, principalmente em relação a seus benefícios, seus efeitos colaterais e suas contraindicações.

Morosil: para que serve, benefícios e mais

Para que serve e como age o morosil?

Por ser antioxidante e anti-inflamatório, é possível que sua ação esteja atrelada à prevenção e ao controle de complicações em doenças crônicas, como diabetes, obesidade e hipertensão, nas quais a inflamação e o estresse oxidativo fazem parte da fisiopatologia.

O morosil age também sobre as células de gordura (ou adipócitos), diminuindo seu volume. Dessa forma, espera-se uma diminuição considerável nas regiões com maior acúmulo, como o abdome. As laranjas moro possuem ainda um antioxidante chamado antocianina, que atua na diminuição dos níveis de colesterol e de triglicerídeos.

O morosil realmente serve para emagrecer?

Por mais que os componentes do morosil indiquem prováveis benefícios e que o uso seja aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não há estudos suficientes que comprovem a eficácia relacionada ao emagrecimento.

A maioria dos estudos foram realizados in vivo (em animais, como ratos) e in vitro (células humanas em ambiente de laboratório), o que não permite assegurar que há relação direta com o emagrecimento; e outros, realizados com humanos, ainda são muito recentes e necessitam de mais profundidade nas análises, além de amostragens maiores.

Um estudo de 2019 publicado no Clinical Nutrition Experimental demonstrou efeitos positivos para aumento da massa magra em pacientes com sobrepeso ou obesidade. Realizado com método duplo cego randomizado em 46 voluntários, de 20 a 55 anos, o estudo mostrou que a ingestão de 1g de Citrus sinesis L. Osbeck causou aumento relativo na massa muscular de 7,8% comparado ao placebo.

De acordo com a empresa que produz o morosil no Brasil, o extrato do suco enriquecido das laranjas moro pode neutralizar o ganho de peso e o acúmulo de gordura, registrando uma redução de 25% a 50% na concentração de gordura abdominal —algo que ainda não foi comprovado pela comunidade científica.

Os especialistas consultados por VivaBem afirmam ainda que os efeitos do morosil só seriam significativos para o organismo se o consumo fosse feito por quem não ingere quantidades suficientes de frutas, legumes e verduras, pois os compostos bioativos e micronutrientes encontrados no suplemento também estão nesses alimentos.

Qual é a composição do morosil?

É rico em substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, como compostos bioativos e vitaminas, a exemplo de polifenóis, carotenoides e vitamina C.

Que outras substâncias podem ser combinadas ao morosil?

Geralmente, o uso do morosil é associado a termogênicos naturais que promovem mais disposição e energia para a prática de atividades físicas e concentração.

Aliado à cactinea (junção de substâncias do fruto figo-da-índia, cisteína, taurina e antioxidantes), por exemplo, as ações antioxidante e diurética aumentam. Pode ser combinado ao serenzo (também extraído da laranja Citrus sinensis) para auxiliar na ansiedade e na compulsão por doces.

Como é o uso adequado do morosil?

O morosil está disponível, principalmente, em cápsulas de 500 mg que podem ser ingeridas de 1 a 4 vezes ao dia e a qualquer hora. No entanto, para potencializar possíveis resultados de emagrecimento, é necessário aliar esse consumo a alimentação balanceada, prática de atividades físicas, dieta com déficit calórico, ingestão adequada de água e boas noites de sono.

Quais as contraindicações do suplemento?

É importante ter cautela com a dose utilizada, principalmente em pessoas que apresentam doenças hepáticas e que já fazem uso de medicamentos e outros suplementos. Ele também não é indicado para crianças e mulheres em período de gestação e amamentação do bebê.

O morosil possui efeitos colaterais?

Segundo os especialistas consultados por VivaBem, os estudos demonstram que o Morosil é seguro, desde que avaliados os fatores citados, como a dose e estado de saúde dos indivíduos que desejam utilizá-lo. Porém, caso sinta qualquer reação adversa, a recomendação é procurar ajuda médica imediatamente. Lembre-se de que a prescrição do suplemento deve ser feita por um profissional habilitado, como o nutricionista.

Fontes

Fabrício Ribeiro, nutricionista com pós-graduação em obesidade e emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein (SP), membro da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica); Guilherme Renke, pesquisador e endocrinologista titular da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) e médico do esporte titular da SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte); Larissa de Brito Medeiros, doutora em Ciências da Nutrição pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e professora do curso de Nutrição do Unipê (Centro Universitário de João Pessoa - PB);; Rayanne Pimentel, nutricionista especialista em modulação intestinal e em doenças autoimunes em Vitória (ES); Thais Mussi, endocrinologista e metabologista pela SBMEE.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

- UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Saúde

Saúde