PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Menstruação: o que é, o que causa no corpo, duração e outras dúvidas

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

10/07/2020 04h00

Dói os seios, dá cólica, te deixa indisposta e acontece todos os meses. Isso é a menstruação. Ela faz parte do ciclo reprodutivo da mulher. Todo mês, o útero prepara um revestimento interno, chamado endométrio, para aninhar o embrião. Se a fecundação não ocorre, esse tecido é descartado. Aí vem a menstruação, que nada mais é do que uma descamação do endométrio.

Tire dúvidas sobre menstruação

O que é menstruação?

A menstruação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher, ou melhor, é o fim desse ciclo. Todos os meses, o útero prepara um revestimento interno, chamado endométrio, para aninhar o embrião (óvulo fecundado). Quando a fecundação não ocorre, esse tecido é descartado. Aí vem a menstruação, que nada mais é do que uma descamação do endométrio, que era para ser uma "casinha" para a gravidez.

O que acontece com o corpo durante a menstruação?

A primeira fase do ciclo menstrual, conhecida como fase folicular, dura uma ou duas semanas. Durante esse período, um óvulo cresce e amadurece dentro de um ovário. Ao mesmo tempo, os ovários produzem hormônios que favorecem o desenvolvimento da camada que reveste o útero, chamada de endométrio. Ao longo dos dias, o endométrio engrossa e fica rico em vasos sanguíneos, preparando-se para receber o óvulo no momento em que for liberado pelo ovário. Quando o óvulo amadurece, no 14º dia do ciclo, aproximadamente, ele se separa do ovário e sai pela tuba uterina até o útero. Se o óvulo foi fecundado por um espermatozoide, ele será implantado no endométrio, e assim começará o processo da gravidez. Se, por outro lado, não houver fecundação, o óvulo morre dois ou três dias depois de ter saído do ovário, sendo expulso na fase seguinte.

No período que vai do dia 14 ao 28, conhecido como a fase lútea, o endométrio aumenta seu espessura ainda mais, e aumentam o número e o tamanho dos vasos sanguíneos que o nutrem. Até o dia 25 do ciclo, a produção de hormônios por parte dos ovários começa a diminuir. O útero fica incapaz de manter por si só o sustento de sua camada interna, já bastante grossa e cheia de vasos sanguíneos. É então que ocorre a hemorragia, que dura de três a sete dias e é composta por células do endométrio e pelo sangue em suas pequenas artérias e veias. Assim se produz o fluxo menstrual —e o começo de um novo ciclo.

O que a menstruação pode causar?

A menstruação pode trazer desconfortos como inchaço abdominal, retenção de líquidos, mudanças de humor, indisposição, náusea, mal-estar geral, dor de cabeça, nas costas e cólicas, o que, em alguns casos, chega a atrapalhar as atividades do dia a dia. Esses sintomas costumam durar cerca de 24 horas.

Quanto tempo dura a menstruação? Quantos dias é o normal?

De três a sete dias. Caso o seu período menstrual dure mais do que isso, procure um ginecologista.

A menstruação pode atrasar quantos dias?

O ciclo de uma pessoa não é exato, mas variável entre 28 e 30 dias. Se a mulher teve relação sexual sem método contraceptivo e apresenta um atraso menstrual que varia de cinco dias ou mais, pode considerar a gravidez como primeira hipótese. Isso, claro, durante todo o tempo em que ela está fértil.

Como saber se a menstruação está para vir?

Cerca de 80% das mulheres se queixam de sintomas do transtorno disfórico pré-menstrual (TPM) —irritabilidade, depressão, ansiedade— na semana anterior à menstruação, que persistem até o segundo ou terceiro dia depois que o sangramento se instala.

Posso escolher para de menstruar?

Como a menstruação é apenas o descarte de um tecido que não será utilizado, interrompê-la não faz mal à saúde. "Na maioria das vezes, não há nenhum prejuízo ou benefício ao organismo em menstruar", Mariane Nunes de Nadai, ginecologista e professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo). O importante é conversar com o seu médico para tomar essa decisão e escolher a melhor maneira.

Como parar a menstruação?

Os métodos usados para parar de menstruar são:

  • Pílula anticoncepcional;
  • DIU hormonal;
  • Implante hormonal e
  • Adesivo hormonal.

Qual a cor normal do sangue da menstruação?

Durante o ciclo menstrual, as cores do sangue podem variar do tom borra de café ao vermelho vivo. É importante estar sempre atenta a isso e, caso perceba irregularidade na cor ou cheiro, procure um ginecologista.

O que a cor do sangue menstrual quer dizer?

  • Rosado: essa coloração pode indicar algum tipo de infecção, já que o sangue pode ter entrado em contato com corrimento esbranquiçado (provocado por candidíase ou outra infecção por fungos) e por isso ficou um pouco mais claro.
  • Vermelho: é sinal de fluxo intenso e que sua saúde vai bem. Mas em excesso e em tom bem vivo com coágulos (pequenos pedaços de sangue) pode significar alterações no útero, como a presença de miomas.
  • Marrom: indica que o fluxo está lento, no formato conta gotas, no qual as moléculas de ferro oxidam e a cor do sangue lembra borra de café. O tom marrom também pode aparecer em pacientes que tomam pílula ou que usam anti-inflamatórios para cólica.

O que não se pode comer quando está menstruada?

Não há alimentos proibidos no período menstrual. No entanto, alguns alimentos podem ajudar a combater as dores das cólicas, já que reduzem o fator inflamatório do corpo e são antioxidantes. Mas como não existe milagre, não adianta a mulher seguir a alimentação recomendada apenas nos dias em que está com cólica. É necessário haver uma melhora no padrão alimentar e, aos poucos, ela vai sentindo os benefícios. Se o problema persistir, consulte seu ginecologista, afinal a cólica menstrual pode indicar outros problemas no sistema reprodutivo feminino. Alguns exemplos do que colocar no prato:

  • Frutas vermelhas
  • Sardinha, salmão e atum
  • Frango
  • Oleaginosas
  • Sementes de linhaça, girassol ou gergelim
  • Chá de melissa

O que é melhor evitar:

  • Alimentos gordurosos
  • Café
  • Doces
  • Sal

Faz mal lavar o cabelo no primeiro dia de menstruação?

Não. Não há mal em lavar o cabelo durante em nenhuma fase do período menstrual. Este mito vem da época em que não havia água quente e as duchas eram frias, por isso, ficava-se com o cabelo molhado por muito tempo e corpo resfriava. O frio estreita os vasos sanguíneos e intensifica as contrações uterinas, resultando no aumento da cólica. Hoje em dia os banhos são quentes e podem, inclusive, relaxar e amenizar as cólicas.

Saúde