Conteúdo de Marca

produzido por

Consultório a céu aberto

Ao criar mutirões pelo diabetes em comunidades carentes, este oftalmologista transformou vidas

oferecido por Selo Publieditorial

Episódio 2:

Assista e conheça o projeto que ultrapassa as paredes do consultório e leva atendimento especializado e dignidade para pacientes de baixa renda

Enxergar para além da doença. Criar uma estrutura multidisciplinar que promova a saúde e incentive o acompanhamento médico. Estes são os compromissos firmados por este oftalmologista baiano com sua comunidade.

No segundo episódio da série de mini documentários apresentados pela Unimed, você irá conhecer a história de Rafael Andrade, oftalmologista cooperado da Unimed Itabuna, município ao sul da Bahia. Ele seguiu os passos do pai na formação e se encantou com as especificidades que a retina e o vítreo ocular carregam.

Com a experiência de atender diabéticos nos mutirões promovidos pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Andrade tinha bagagem de sobra para fazer a diferença: de volta à Itabuna, percebeu que muitos pacientes chegavam até ele já em estágio avançado de retinopatia diabética - uma das principais causas de cegueira de pessoas em idade economicamente ativa, no Brasil.

Em 2004, decidiu criar ele mesmo um mutirão em sua cidade com o objetivo de alertar para os riscos da doença. O projeto cresceu e, em 2016, se tornou uma organização não governamental batizada de "Unidos pelo Diabetes", que realiza uma força-tarefa com orientações e exames dos pés, rins e coração.

"Mergulhei nesse universo que enxerga além da medicina e que compreende o contexto socioeconômico e cultural [dos pacientes]. Me ressignificou. Afinal, de que adianta ter a melhor medicina se 70% da população não tem acesso? Levar tudo isso para a comunidade me fez ter certeza que escolhi a profissão certa", reflete Andrade.

Unimed

Medicina humanitária na mala

Episódio 1

Levar atendimento especializado para comunidades isoladas é o propósito de vida que esse cirurgião escolheu

Ler mais
Topo