Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.

Congresso de Saúde Infantil

Hospital Sabará traz principais especialistas para discutir a ciência e as questões práticas da área

oferecido por Selo Publieditorial

Por causa da pandemia da COVID-19, o 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil foi transferido de setembro para os dias 19 a 21 de novembro e será totalmente digital (as inscrições estão abertas até dia 18/11 pelo site).

O que poderia ser um contratempo para a organização se mostrou uma ótima oportunidade para garantir a presença de grandes nomes da área. É o caso das cientistas brasileiras que mapearam o sequenciamento do novo coronavírus no país, Jaqueline Góes e Ester Sabino, e do executivo Darren Walker, presidente da Fundação Ford, símbolo do combate à desigualdade e à pobreza entre as crianças do mundo.

"Outro diferencial será a participação de 15 professores internacionais de grande reconhecimento em suas áreas de atuação. As aulas, gravadas previamente, terão legenda e tradução simultâneas para o público, que poderá participar via chat das discussões com os próprios palestrantes", explica Fátima Fernandes, Diretora Executiva do Instituto PENSI, referência em saúde infantil e braço de estudo e pesquisa do Hospital Sabará. Além de interagir ao vivo com especialistas renomados, os inscritos também poderão conhecer as últimas novidades do mercado por meio de tours virtuais pelos estandes dos patrocinadores.

A expectativa é que 2.500 profissionais de saúde - entre médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e estudantes - compareçam nos três dias de evento para aprender, se reciclar e adquirir novos conhecimentos na área da pediatria, tanto no campo da ciência como no atendimento dos pacientes. Assim como nas demais edições, os simpósios e as palestras ficarão disponíveis no site por seis meses para que o público consiga assistir a todo o conteúdo - afinal, a programação é bem intensa.

Todas as manhãs, uma Conferência Magna abordará temas-chave da atualidade (veja a programação mais abaixo). Em seguida, os participantes poderão transitar entre as oito salas virtuais com simpósios de assuntos multidisciplinares, como "Dificuldades Alimentares: Causas e Consequências Orgânicas", "Atualizações em Imunodeficiências, Doenças Respiratórias e Alérgicas", "Inovações em Pediatria e Medicina Fetal" e "Humanizar para Amenizar".

Esta edição, além de ser totalmente online, também traz outro grande diferencial: o foco na inclusão da diversidade.

Os temas e os palestrantes foram escolhidos com muito cuidado para trazer a melhor qualidade em termos de conteúdo e, ao mesmo tempo, abrir espaço para a representatividade de gênero e raça.

Fátima Fernandes, Diretora Executiva do Instituto PENSI

A bandeira da consciência social levantada pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), mantenedora do Hospital Sabará Infantil e do Instituto PENSI, está presente em grande parte da programação, principalmente no sábado (21).

"À tarde, o filósofo Mário Sérgio Cortella falará sobre os Aspectos Filosóficos do Conceito de Humanizar e Humanização", comemora Fernandes, que também é a coordenadora da Comissão Científica do Congresso.

Premiação

Logo na abertura do 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil, serão anunciados os quatro vencedores do Prêmio de Pesquisa em Saúde do Instituto PENSI, que busca reconhecer e valorizar projetos com relevância científica, metodologia de pesquisa e impacto real na vida das pessoas. "É muito importante incentivar a pesquisa científica na área da saúde infantil porque as crianças se desenvolvem de forma individualizada e, muitas vezes, reagem de maneira diferente dos adultos, o que cria quadros específicos para cada faixa etária", ressalta Fernandes. "Não é como se elas fossem, simplesmente, adultos pequenos e que tudo que funciona para a gente, daria certo com elas. Pelo contrário, as reações podem ser completamente diferentes."

Além da premiação principal, o Instituto PENSI, em parceria com a Danone, também vai divulgar os projetos selecionados para receber um incentivo financeiro para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a alergias alimentares, dificuldades alimentares, economia e tecnologia em nutrição.

Estimulamos os estudos científicos na área pediátrica pois são imprescindíveis para conhecermos a eficácia e segurança dos novos tratamentos e métodos diagnósticos, já que o organismo das crianças está em constante crescimento e desenvolvimento ao longo da infância e da adolescência. Desta forma, estas pesquisas podem embasar políticas de saúde infantil mais adequadas, seguras e acessíveis para todos.

Fátima Fernandes, Diretora Executiva do Instituto PENSI

Topo