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Cardápios para Emagrecer

Dicas dos Nutricionistas

Os especialistas responsáveis pelos cardápios explicam como se alimentar de forma mais saudável


Quer perder peso? Vá com calma e não elimine grupos alimentares de uma vez

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Imagem: iStock
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Colaboração para VivaBem

05/07/2022 04h00

Pode até parecer estranho, mas tirar todos os alimentos muito calóricos da dieta, de uma vez só, não vai ajudar você a perder peso. Essa é a dica de hoje do nutricionista Victor Machado, responsável pelos menus de Cardápios para Emagrecer.

Machado explica que é muito importante entender o que cada alimento representa para uma vida saudável e as consequências de comer em excesso aqueles que não fazem tão bem. A partir disso, você escolhe os que oferecem mais benefícios e os consome com mais frequência.

"Ao invés de tentar eliminar todos os carboidratos, tente observar se o consumo não está acontecendo de forma exagerada na sua vida", ele recomenda. "Observe também se eles são consumidos sozinhos ou acompanhados de outros alimentos fontes de proteínas ou gorduras boas."

A combinação de alimentos, mesmo que alguns deles tenham mais calorias, pode resultar em uma ótima refeição e que não vai fazer você engordar, como ele exemplifica.

"Um prato de arroz branco com feijão, uma fonte de proteína como carne, frango, peixe ou ovo, além de uma porção de vegetais não tem o mesmo impacto de um prato composto apenas de arroz (mais pobre em nutrientes como fibras e vitaminas)."

O nutricionista deixa dois conselhos:

  1. Entenda quais são as razões para seu emagrecimento, que deve estar ligado à saúde, e não a padrões impostos socialmente. "Não tem problema nenhum querer emagrecer, mas isso não precisa acontecer a qualquer custo e com base no sofrimento."
  2. Melhore a sua relação com a comida e compreenda que todos os alimentos podem fazer parte da sua vida, desde que exista equilíbrio para consumir quantidades dentro de um limite considerado saudável.

Em Cardápios para Emagrecer, assinantes UOL recebem cinco menus exclusivos por semana, com cinco refeições cada, que ajudam a perder peso de forma saudável e com prazer. Você encontra variedade de alimentos nas refeições e um incentivo para decidir quanto comer de cada um, pois não há limites definidos.

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