Topo

Cardápios para Emagrecer

Tira-dúvidas dos cardápios

Nutricionistas respondem às perguntas mais comuns sobre os Cardápios para Emagrecer


Posso aumentar o lanche no dia do treino, em uma dieta para perder peso?

iStock
Imagem: iStock

Colaboração para VivaBem

13/07/2022 04h00

Treino sempre na parte da tarde, quando chego do trabalho. Posso incrementar o lanche no dia do treino? O que incluir? — Edineuza, por email.

Se o objetivo é o emagrecimento e se você está começando agora a incluir uma atividade física na sua rotina, pode ser interessante manter os lanches como estão na programação de Cardápios para Emagrecer, como orienta o nutricionista Victor Machado, responsável pela elaboração dos menus.

"Por enquanto, você não precisa acrescentar nenhum alimento ao lanche. Seguir o cardápio como está seria uma forma de gerar déficit de calorias. O déficit de calorias leva ao emagrecimento", diz.

Se precisar, conte com os carboidratos

No caso de o treino ser um pouco mais exigente —corrida, musculação e crossfit, por exemplo—, aí vale a pena aumentar a energia que a refeição vai oferecer.

"Caso a demanda energética esportiva seja um pouquinho mais alta, adicionar uma fruta ao lanche já resolve, ou uma fatia de pão ou seis, sete castanhas a mais", diz Machado.

Segundo ele, se o treino for logo após o almoço, você pode acrescentar uma colher de arroz à refeição. "A gente sempre foca mais nos carboidratos: um copo de suco também é uma opção, como o de uva integral, assim como uma colher a mais de aveia na vitamina."

Em Cardápios para Emagrecer, assinantes UOL recebem cinco menus por semana, para perder peso de forma saudável e com energia de sobra para treinar, comendo o que gostam. Para ter gratuitamente dicas de alimentação em seu email, cadastre-se na newsletter de VivaBem.