Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas dos Nutricionistas

Os especialistas responsáveis pelos cardápios explicam como se alimentar de forma mais saudável


Por que é tão difícil comer pouco do que é gostoso e não exagerar?

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colaboração para VivaBem

12/07/2022 04h00

Comida gostosa pode ser nutritiva e benéfica para a saúde, mas também pode representar o que dá prazer e até mesmo algum conforto, mesmo que prejudique um pouco o equilíbrio da dieta. Mas é necessário se atentar às quantidades. Cuidar da alimentação e manter uma rotina voltada para o bem-estar exige um certo controle sobre o quanto comer de certos alimentos, principalmente os que contêm alto teor de gordura e açúcar.

Uma boa estratégia é aquela ideia de "comer só um quadradinho, e não a barra inteira do chocolate", para não precisar se privar do que você gosta, mas sem exagerar, como explica o nutricionista Victor Machado, responsável pelos menus de Cardápios para Emagrecer, de VivaBem. Mas por que isso é mais difícil para algumas pessoas do que para outras?

A resposta pode ser complexa, pois nossa relação com a comida sofre influência de muitos fatores, como nossa cultura e o ambiente, mas Machado sugere algumas formas de segurar aquela vontade de comer mais do que o necessário:

  • Coma com atenção e aprecie cada momento. Comer sentindo culpa ou arrependimento reduz a capacidade do cérebro de ter prazer e alcançar a saciedade.
  • Coma com calma para poder sentir os sabores e chegar à satisfação e à saciedade no momento certo, mas com uma porção pequena.
  • Não coma pouco, mas o suficiente, ensinando ao corpo o que é esse limite.
  • Aprenda, com o tempo, a comer de tudo, mas não tudo.

"Comendo sem exageros, sabendo lidar com suas limitações, é possível emagrecer sem restrições e sofrimento", afirma o nutricionista.

Em Cardápios para Emagrecer, assinantes UOL recebem cinco menus exclusivos por semana, com cinco refeições cada, que ajudam a perder peso de forma saudável e com prazer. Você encontra variedade de alimentos nas refeições e um incentivo para decidir quanto comer de cada um, pois não há limites definidos.

Assine o UOL e cadastre-se na newsletter de VivaBem para receber os cardápios em seu email —quem não é assinante também pode se cadastrar na newsletter e receber gratuitamente dicas de alimentação saudável.