PUBLICIDADE

Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas de alimentação

Táticas que vão ajudar você a comer de forma mais saudável e perder peso


Os benefícios das leguminosas e por que elas precisam ficar de molho

Conteúdo exclusivo para assinantes

De VivaBem, em São Paulo

23/05/2022 04h00

As leguminosas (feijões, lentilha, grão-de-bico) são muito bem-vindas em uma alimentação saudável, especialmente para quem busca emagrecer. Esses alimentos estão entre as principais fontes de proteína vegetal e oferecem muitas fibras, por isso, ajudam a garantir saciedade.

Seu consumo regular reduz a ingestão de alimentos ao longo do dia e contribui com a perda de peso. Mas, lembre-se, nenhum alimento sozinho faz milagre —ninguém emagrece comendo lentilha com batata frita e milk shake. Para reduzir a gordura corporal, o mais importante é manter o equilíbrio e seguir uma alimentação repleta de produtos naturais: verduras, legumes, frutas, leguminosas, carnes, ovos.

De acordo com especialistas ouvidos por VivaBem, para eliminar o risco dos indesejáveis gases após o consumo de leguminosas, elas devem ficar de molho por 12 horas antes do cozimento. De preferência, troque a água duas vezes nesse período de tempo.

O chamado remolho vai muito além de acabar com os gases, como explicou Tarcila Campos, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Oswaldo Cruz, na reportagem de VivaBem.

"Ele também ajuda a eliminar alguns componentes antinutricionais (os fitatos, por exemplo), que são substâncias que acabam se ligando a alguns nutrientes, como ferro e cálcio, e impedem que esses elementos sejam absorvidos pelo corpo", afirma. Portanto, deixar as leguminosas de molho permite que o organismo aproveite melhor as vitaminas e minerais presentes nesses grãos.

Varie as leguminosas no seu cardápio semanal e colha os benefícios desses alimentos. Bom apetite!

Cardápios para Emagrecer

Estas dicas estão na newsletter de VivaBem desta segunda-feira (23/05) — cadastre-se aqui para recebê-la — e fazem parte de Cardápios para Emagrecer, projeto exclusivo para assinantes UOL, que todos os sábados recebem 5 cardápios inéditos, elaborados pelo nutricionista Victor Machado. Assinantes ainda recebem uma lista de compra e uma receita toda semana, podem tirar dúvidas com nutricionistas e ler outras dicas para ter uma alimentação mais equilibrada. Assine o UOL e tenha acesso ao Cardápios para Emagrecer e outros conteúdos exclusivos.