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Táticas que vão ajudar você a comer de forma mais saudável e perder peso


Hábito de "beliscar" o dia todo pode atrapalhar dieta; veja como evitá-lo

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Imagem: iStock
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De VivaBem

10/06/2022 04h00

Uma frutinha seca aqui, uma barrinha de cereal ali, uma bolachinha depois do café, um chocolatinho vendo TV. Embora pareça prático e inofensivo, o hábito de "beliscar" alimentos durante o dia pode atrapalhar quem busca ter uma alimentação saudável e até engordar —especialmente quando os petiscos são comidas industrializadas.

Conforme explicado em reportagem de VivaBem, além de não perceber que você está saindo da dieta (pois come só um pouquinho), petiscar confunde os mecanismos alimentares do corpo e pode levar a exageros. Também prejudica a sensação de fome e pode atrapalhar o almoço e o jantar, refeições em que geralmente comemos maior quantidade de alimentos importantes à saúde, como legumes, verduras, carnes.

Para driblar o hábito de petiscar, especialmente alimentos pouco saudáveis, a principal sugestão é não ter em casa --ou na gaveta do trabalho, na mochila, na bolsa-- chocolates, biscoitos, balas, salgadinhos. Deixe sempre à mão petiscos saudáveis, como frutas, queijos, iogurtes naturais e castanhas.

E, mesmo que o petisco seja saudável, antes de comer algo fora de hora, tente descobrir se você realmente está com fome ou é só um desejo de mastigar algo por um gatilho emocional --estresse ou ansiedade, por exemplo. Antes de comer, levante-se, pegue uma água, vá ao banheiro e espere um tempo para ver se você continua com fome e realmente precisa se alimentar.

Prepare "beliscos" saudáveis

Planejar os lanches do dia com antecedência pode ser uma boa estratégia para evitar "beliscar" o que aparecer pela frente. Sugestões variadas do que comer entre o café da manhã e o almoço, e depois na parte da tarde estão em Cardápios para Emagrecer, produto exclusivo para assinantes UOL, que todos os sábados recebem cinco menus especiais, além de dicas de alimentação, receita, lista de compras.

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