Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas de alimentação

Táticas que vão ajudar você a comer de forma mais saudável e perder peso


Gordura está liberada para quem quer emagrecer; mas quanto comer?

iStock
Imagem: iStock

Colaboração para VivaBem

08/08/2022 04h00

Em uma dieta para emagrecer, é comum as pessoas pensaram que é necessário reduzir ao máximo o consumo de gorduras e comer só alimentos "magros" —laticínios desnatados, ovo sem a gema, carnes brancas etc. Isso é um engano.

Em um cardápio saudável, gorduras podem —e devem— ser consumidas diariamente, pois são essenciais para o organismo. Além de fornecerem energia, elas promovem saciedade, participam da produção de hormônios e auxiliam o corpo a absorver vitaminas importantes como as A, D, E e K. Sem a ingestão de gordura, portanto, há um alto risco de desenvolver deficiência nutricional.

Mas qual é a quantidade ideal para não comer demais? De acordo com especialistas, em uma dieta de 2.000 kcal por dia, o consumo de gordura deve ficar entre entre 400 e 700 kcal (de 20% a 35% do total) —sendo que cada 1 g de gordura oferece 9 kcal.

Prefira gorduras 'do bem'

Uma forma de incluir as gorduras na dieta sem perder a mão ou ter de ficar contando calorias é investir nos alimentos ricos em gorduras consideradas "do bem", como as oleaginosas (castanhas, nozes etc.), peixes como o salmão (ricos em ômega 3) e o abacate. Cuide apenas da quantidade, já que, mesmo fazendo bem, elas ainda podem ser bastante calóricas.

Nos lanches de hoje de Cardápios para Emagrecer, assinantes UOL têm duas opções fontes de gorduras boas, o mix de castanhas e o abacate. Assine o UOL para ver os cardápios da semana e outros conteúdos exclusivos. Para receber gratuitamente dicas de alimentação como a de hoje, cadastre-se na newsletter de VivaBem.