PUBLICIDADE

Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas de alimentação

Táticas que vão ajudar você a comer de forma mais saudável e perder peso


Descasque mais e desembale menos, uma regra básica para quem quer emagrecer

verduras; receita - iStock
verduras; receita Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes

De VivaBem, em São Paulo

20/05/2022 04h00

Não é novidade que o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados não faz nada bem à saúde, pois eles contêm substâncias químicas para dar sabor e cor aos produtos e aumentar o prazo de validade deles. Além disso, as comidas industrializadas favorecem o ganho de peso.

Uma pesquisa recente da USP (Universidade de São Paulo), por exemplo, mostrou que o consumo de ultraprocessados aumenta em 45% o risco de obesidade em adolescentes. A explicação é que muitos desses alimentos são calóricos e estão repletos de açúcar, amido modificado (carboidratos simples) e gorduras. Desse modo, não promovem saciedade e você precisa consumir uma grande quantidade para matar a fome.

A solução para o problema é simples: reduzir a ingestão de produtos industrializados (que você desembala) e priorizar o consumo de alimentos naturais (que você descasca), como frutas, verduras, legumes, peixes, ovos, carnes e grãos integrais.

"A regra básica para quem busca ter uma alimentação saudável e controlar o peso ou emagrecer, é descascar mais e desembalar menos", afirma Victor Machado, nutricionista responsável por elaborar os Cardápios para Emagrecer VivaBem.

Segundo Machado, além de serem importantes para a saúde e o bom funcionamento do organismo, já que oferecem vitaminas e minerais, os alimentos naturais garantem mais saciedade. Ao consumir esse tipo de comida, é muito difícil exagerar, pois eles disparam mecanismos no corpo que nos fazem perceber quando estamos satisfeitos.

"Se você comer um prato de arroz, feijão, brócolis, frango e salada até ficar saciado, não vai exagerar nem ultrapassar a quantidade calórica da qual precisa naquela refeição. Agora, ao comer uma pizza ou um pacote de bolacha, é muito mais fácil perder o controle e cometer excessos", diz Machado.

Cardápios para Emagrecer

Estas dicas estão na newsletter de VivaBem desta sexta-feira (20/05) — cadastre-se aqui para recebê-la — e fazem parte de Cardápios para Emagrecer, projeto exclusivo para assinantes UOL, que todos os sábados recebem 5 cardápios inéditos, elaborados pelo nutricionista Victor Machado. Assinantes ainda recebem uma lista de compra e uma receita toda semana, podem tirar dúvidas com nutricionistas e ler outras dicas para ter uma alimentação mais equilibrada. Assine o UOL e tenha acesso ao Cardápios para Emagrecer e outros conteúdos exclusivos.