PUBLICIDADE

Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas de alimentação

Táticas que vão ajudar você a comer de forma mais saudável e perder peso


Deixe suas refeições mais saudáveis com trocas simples ao cozinhar

Getty Images
Imagem: Getty Images
só para assinantes

Colaboração para VivaBem

27/06/2022 04h00

Os ingredientes que você escolhe para compor as refeições do dia a dia e o modo de prepará-las têm tudo a ver com a qualidade da sua alimentação. Para que ela fique mais saudável, além de ter a presença frequente de carnes, ovos, frutas, legumes e vegetais variados, alguns ajustes podem ser feitos.

Na hora de temperar, por exemplo, prefira tudo que for 100% natural, como as ervas aromáticas. Conte com salsinha, cebolinha, manjericão, louro, tomilho, alecrim, salsão. As versões desidratadas, encontradas em sachês nos mercados e feiras, geralmente não contêm aditivos artificiais, mas possuem sabor concentrado e um pouco diferente do que a erva fresca oferece.

Abandone completamente os temperos prontos que não são naturais. Eles têm grandes quantidades de sódio, corantes artificiais e gorduras vegetais. Em excesso e longo prazo, seu consumo pode desencadear alguns problemas de saúde, especialmente para quem é hipertenso.

Caldo caseiro é mais saudável e saboroso

Os tabletes de caldos podem ser substituídos por uma receita feita em casa, com cenoura, cebola, alho-poró, salsão, alho, ervas frescas e algumas especiarias. É só cozinhar em uma boa quantidade de água, suficiente para cobrir os ingredientes, mantendo em fogo baixo por cerca de 40 minutos, sem tampa.

Depois, basta coar e o caldo está pronto. Acrescentando ossos ou aparas de frango ou bovinos, você terá os caldos de galinha e de carne. Veja mais dicas aqui.

Para temperar saladas e receitas frias, troque o óleo de soja por outros de mais qualidade, como azeite e de abacate, ricos em vitaminas, ácidos graxos monoinsaturados, ômega 3 e antioxidantes.

Em Cardápios para Emagrecer VivaBem, as refeições são pensadas para você se alimentar com prazer e ganhar saúde, reduzindo o consumo de produtos industrializados e aditivos químicos. Assine o UOL e veja todos os menus da semana, além de ter acesso a vários outros conteúdos exclusivos.