Como evitar que a refeição livre ('dia do lixo') atrapalhe a perda de peso

Muitas pessoas mantêm a alimentação saudável durante a semana, mas exageram nas "refeições livres" no fim de semana —o popular "dia do lixo"—, o que acaba prejudicando os resultados de perda de peso.
Para lidar com a questão, o nutricionista Victor Machado, colunista de VivaBem e responsável por elaborar os Cardápios para Emagrecer, indica mudar a forma como você enxerga os alimentos: "Comida é apenas comida, não deve ser tratada como 'ruim', 'boa' e, muito menos, como 'lixo' ou 'proibida'. Fazer isso aumenta a probabilidade de você achar a alimentação saudável 'sem graça' e de exagerar naquilo que você pensa não poder comer quando se está de dieta."
Separe os alimentos em dois grupos:
- 1. Aquilo que deve aparecer no seu cardápio diário (frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, castanhas)
- 2. Aquilo que deve aparecer muito pouco no menu (ultraprocessados, doces, frituras, fast-food)
"Procure consumir os alimentos do grupo 2 apenas uma vez na semana, sem exagerar. Faça isso sem culpa. Tenha consciência de que o alimento pode estar no seu cardápio hoje, semana que vem e para sempre... Não precisa se empanturrar, como se fosse a última vez que vai comer aquilo na vida", sugere Machado.
Emagreça comendo de tudo
Você não precisa deixar de comer o que gosta para perder peso e ter uma alimentação saudável. Em Cardápios para Emagrecer, assinante UOL recebe semanalmente 5 cardápios repletos de opções: eles têm açaí, chocolate 70%, pão de queijo, espetinho de carne, feijão tropeiro. Além disso, há uma refeição livre por semana.
Assine o UOL e cadastre-se na newsletter de VivaBem para receber os cardápios em seu email —quem não é assinante também pode se cadastrar na newsletter e receber gratuitamente dicas de alimentação saudável.