PUBLICIDADE

Topo

Cardápios para Emagrecer

Tira-dúvidas dos cardápios

Nutricionistas respondem às perguntas mais comuns sobre os Cardápios para Emagrecer


Preciso mesmo trocar o arroz branco pelo integral para emagrecer?

Thomas Barwick/Getty Images
Imagem: Thomas Barwick/Getty Images
Conteúdo exclusivo para assinantes

Colaboração para VivaBem

08/06/2022 04h00

Estou seguindo os Cardápios para Emagrecer de VivaBem, mas não gosto de arroz integral. Preciso mesmo consumir esse alimento em vez do arroz branco? - Marcelo Camargo, por email.

O nutricionista Victor Machado, responsável por elaborar os Cardápios para Emagrecer de VivaBem, defende que uma alimentação variada é mais saudável, além de tornar a dieta prazerosa e facilitar a adesão a ela. Mas, se o arroz integral não agrada a você nenhum pouco, não precisa se obrigar a consumi-lo. Apesar de ser mais nutritivo, o arroz integral não é tão mais vantajoso do que o branco.

Uma escumadeira cheia (75 g) de arroz integral fornece cerca de 2 g de fibras, enquanto a mesma quantidade de arroz branco tem 1,2 g de fibras. Quase o dobro, né? Mas esse 1 g de diferença é pequeno se você pensar que a recomendação diária de fibras para um adulto saudável é de 25 g a 30 g, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). Ou seja, você vai precisar comer muitas verduras e legumes para atingir bater a meta —e colocando diversos vegetais no prato é fácil compensar a menor quantidade de fibras no arroz branco.

Olhando para os minerais, o arroz integral chega a ter 30 vezes mais magnésio e cinco vezes mais potássio que o branco. Mas aí caímos na mesma questão das fibras. Uma escumadeira de arroz integral oferece 19% da ingestão diária recomendada de magnésio e 9% da de potássio. Ou seja, você terá que consumir outros vegetais para suprir a necessidade do organismo. Portanto, se não gosta do arroz integral, encha o prato de verduras e legumes e coma seu arroz branco sem culpa.

Arroz para todos os gostos

Deu para entender que o arroz branco não é vilão e cabe em uma refeição equilibrada, repleta de vegetais, né? Mas, às vezes, variar o prato e incluir o arroz integral —ou até outro tipo— traz benefícios, além de ajudar você a se acostumar com novos sabores.

Em Cardápios para Emagrecer, você encontra menus com diversas sugestões de arroz, como o cateto e o vermelho. Assine o UOL e receba cinco cardápios exclusivos semanalmente. E todos os leitores podem ler dicas de alimentação como a de hoje diretamente no email, cadastrando-se na newsletter de VivaBem.