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Cardápios para Emagrecer

Dicas dos Nutricionistas

Os especialistas responsáveis pelos cardápios explicam como se alimentar de forma mais saudável


Aprenda a usar sua intuição para fazer boas escolhas ao comer e emagrecer

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Imagem: iStock
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De VivaBem

07/06/2022 04h00

Para manter uma alimentação saudável e emagrecer, o recomendado é sempre contar com orientação de profissionais (nutricionistas e médicos). Porém, em diversos momentos da semana —ou do dia—, você terá de decidir sozinho o que comer.

Por exemplo, seu cardápio de sábado diz para comer arroz, feijão, omelete e legumes, mas você está em uma festa junina e não há nada disso. O que escolher?

"Mesmo sem regras ou um cardápio definido, ninguém consome desenfreadamente comidas não saudáveis. Nós temos noção do que é bom para o organismo e adotar o 'comer intuitivo' ajuda a fazer boas escolhas sem excluir o que gosta ou demonizar a comida", defende o nutricionista Victor Machado, responsável pelos Cardápios para Emagrecer de VivaBem.

Para desenvolver a intuição alimentar e fazer boas escolhas naturalmente, o nutricionista sugere dividir os alimentos em dois grupos:

  • DEVEM aparecer frequentemente nas refeições: frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, ovos, carnes, peixes, castanhas, tubérculos
  • PODEM aparecer nas refeições, mas com menor frequência: doces, industrializados e fast-food

Voltando à decisão da festa junina, churrasquinho e milho verde seriam boas escolhas, que estariam no grupo "devem". Já pastel, cachorro-quente e bolo estariam no grupo "podem" —e tudo bem consumi-los, desde que no restante da semana você priorize os alimentos do outro grupo.

Coma sem medo!

Fazer refeições repletas de alimentos naturais é o segredo para perder peso sem deixar de ter prazer em comer. Essa é uma das propostas de Cardápios para Emagrecer, que traz cinco cardápios semanais exclusivos para assinantes UOL, com opções saborosas como escondidinho de carne, hambúrguer caseiro, espetinho de frango, chocolate amargo etc.

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