PUBLICIDADE

Topo

Cardápios para Emagrecer

Dicas de alimentação

Táticas que vão ajudar você a comer de forma mais saudável e perder peso


Por que comer devagar contribui para a saciedade e ajuda a emagrecer

iStock
Imagem: iStock
só para assinantes

Colaboração para VivaBem

16/06/2022 04h00

Tornar a alimentação saudável um hábito exige tempo. É preciso fazer com que o corpo e o cérebro entendam que não só o cardápio está mudando, mas também a relação com a comida.

Para facilitar essa compreensão, o momento das refeições deve ser bem aproveitado. Além do cuidado com a composição do prato —que deve ter carboidratos, legumes, verduras e proteínas—, fique longe do celular e da TV e concentre-se no que está comendo. Mastigue devagar e sinta o sabor e a textura de cada alimento.

Comer lentamente ajuda a emagrecer pois o cérebro demora cerca de 20 minutos para compreender que o estômago está cheio. Então, se você fizer a refeição com calma, vai dar tempo suficiente para o corpo sentir-se satisfeito e reduzir o risco de comer além do necessário.

A mastigação mais lenta ainda colabora no processo de degradação do bolo alimentar que chega ao estômago e depois vai passar pelo intestino. Quando os processos digestivos e de absorção estão em ordem, os neurotransmissores relacionados com os controles da fome e da saciedade são liberados de forma natural.

Emagreça sem passar fome

Comer devagar ajuda você a interpretar melhor os sinais do organismo de saciedade e fome. E, lembre-se, para perder peso não é preciso passar fome ou ficar regulando a quantidade de alimentos. Em Cardápios para Emagrecer, assinantes UOL recebem cinco menus semanais, com cinco refeições cada, que permitem comer alimentos naturais à vontade, até a saciedade.

Para ter os cardápios e dicas no email, basta quem é assinante UOL se cadastrar na newsletter de VivaBem. Quem não é assinante também pode se cadastrar e receber dicas para uma vida saudável.