Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

Novembro Azul: Ferramenta gratuita promove cuidados com a saúde o ano todo

26/11/2021 16h39

Guia de Cuidado - Próstata no Azul traz informações para ajudar homens a conhecer melhor a doença e programa alertas para acompanhar consultas e exames periódicos a longo do ano

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, alcançando cerca de 29,2% desta população, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). As estimativas apontam para 66 mil novos casos diagnosticados a cada ano, no período de 2020 a 2022. A campanha Novembro Azul foi criada em 1999 na Austrália e ganhou o mundo, como forma de falar sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença.

As inseguranças e tabus acerca do câncer de próstata, muitas vezes, prejudicam a jornada de cuidado do paciente. Muitos pacientes ainda são afetados pelos preconceitos relacionados ao exame de toque, enquanto outros apresentam receios de que os efeitos colaterais da medicação possam afetar sua vida sexual, mesmo sabendo dos inúmeros benefícios que o tratamento pode trazer para ele e para as pessoas que o cercam.

Além disso, a Covid-19 colocou todas as outras doenças em segundo plano, impactando, principalmente, casos de câncer. As pessoas ficaram com medo de ir ao hospital ou foram orientados a ficar afastada da sua rotina de cuidados para diminuir a exposição ao vírus da Covid-19, e muitos descontinuaram os tratamentos e os serviços de check-up foram esvaziados. Com a vacinação da Covid-19 avançando e as pessoas retomando suas atividades, esse é o momento ideal para mostrar que o acompanhamento contínuo é uma das melhores estratégias para quem teve câncer de próstata. Dados do Radar do Câncer apontam para uma queda de 18% no número de registros de CID's (Classificação Internacional de Doenças) que representam a doença, no comparativo de 2020 em relação a 2019. A mesma comparação entre 2021 e 2019 aponta uma diferença ainda mais acentuada: queda de 83,5% de registros de CID referentes ao câncer de próstata.¹

O câncer de próstata pode ter altas taxas de recidiva, portanto, é fundamental que esses pacientes retomem a rotina de consultas com o médico e mantenham a agenda de exames regulares, de acordo com seu quadro clínico.

Para auxiliar pacientes e familiares a iniciar ou, ainda, retomar os cuidados com a sua saúde, a Janssen lança o Guia de Cuidado - Próstata no Azul, uma ferramenta gratuita, com versões impressa e digital, que reúne informações e alertas periódicos para monitoramento da saúde da próstata não somente no mês de novembro, mas durante todo o ano.

Conquiste o selo azul para a próstata o ano todo: como o Guia de Cuidado pode te ajudar?

Para conferir o Guia de Cuidado - Próstata no Azul, basta acessar o site e realizar o cadastro gratuitamente. Além de encontrar informações sobre fatores de risco, diagnóstico e tratamentos do câncer de próstata, a ferramenta permite que a pessoa preencha as datas das últimas e das futuras consultas e exames. Dessa forma, o Guia envia alertas por e-mail ou mensagens para lembrar a proximidade das datas.

Vale ressaltar que a ferramenta não realiza agendamentos diretos com médicos, clínicas ou hospitais. Ela funciona como uma agenda para quem já tem a doença e precisa de ajuda para manter a rotina de monitoramento ou, ainda, para quem não tem o câncer de próstata, mas deseja iniciar sua jornada de cuidados com o check-up.

Sobre o câncer de próstata

A próstata é uma glândula presente no organismo masculino localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a uretra - canal por onde a urina passa. A próstata produz o líquido seminal, cuja função é nutrir e proteger os espermatozoides.

Info - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Considerando as estatísticas mundiais, é o segundo tumor maligno mais comum entre os homens². Estima-se que um a cada seis homens vá desenvolver esse tipo de câncer ao longo da vida³. De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde, corresponde a 13,5% de todos os cânceres do mundo.

Fique atento aos fatores de risco

Apesar de 75% dos casos no mundo atingirem a população masculina na terceira idade, a incidência do câncer de próstata aumenta consideravelmente a partir dos 50 anos. Fatores genéticos hereditários, histórico familiar, tabagismo e excesso de gordura corporal também incidem sobre o aumento do risco da doença.

Sinais e sintomas

Por ser uma doença silenciosa, em alguns casos quando os primeiros sinais da doença surgem, o tumor pode estar em estágio avançado. Dentre os sintomas causados pelo tumor estão:

  • Dificuldade para urinar;
  • Jato urinário fraco;
  • Sensação de não esvaziamento da bexiga;
  • Presença de sangue na urina;

Em casos avançados, ainda é possível que o paciente apresente insuficiência renal e dor óssea.

Quando no início, podem ocorrer sintomas parecidos com os de outras doenças benignas da próstata, como hiperplasia (aumento da próstata) ou prostatite (inflamação causada por bactérias), que geralmente afetam homens com mais de 50 anos de idade.

Por isso, a importância da visita regular ao médico urologista, a partir dos 50 anos por todos os homens, e a partir dos 45 anos, para a população masculina negra ou aqueles com histórico de câncer de próstata na família.

Retornar ao HUB de Conteúdo Janssen

Este conteúdo é de autoria da Janssen e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.
Publicado em Novembro de 2021

1.https://radardocancer.org.br/painel/covid/