Dicas para higienizar e armazenar corretamente os vegetais e frutas

Ler resumo da notícia
Apesar do calor, que estimula o consumo de alimentos frescos, como verduras e legumes, nem todo brasileiro come a quantidade de vegetais recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de 400 gramas de frutas e hortaliças ao dia —o equivalente a cinco porções.
Para bater essa meta e ter uma boa alimentação, precisamos apostar mais nas saladas. Elas são opções mais leves e possuem água, que ajudam a hidratar o corpo.
Outro ponto positivo é que são ricas em nutrientes como vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo, além de fornecerem antioxidantes que protegem as células e atuam na prevenção de doenças crônicas. Os vegetais ainda têm fibras que ajudam a regular o intestino.
Uma dica para aumentar o consumo é já deixar os vegetais higienizados e prontos para serem consumidos. Assim, na hora de montar o prato não dá preguiça de lavar.

Higienizar adequadamente as frutas e hortaliças é importante para reduzir os riscos de doenças transmitidas por alimentos, então apenas passar uma água não é o adequado.
Comprou qualquer tipo de legume, verdura ou fruta, o primeiro passo é chegar em casa e lavar em água corrente, apenas esfregando com as mãos. Depois, você vai pegar uma bacia ou um balde, vai encher de água e ver a capacidade do seu recipiente. Para cada 1 litro de água você vai acrescentar 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (que você pode pegar gratuitamente no postinho do SUS) ou água sanitária (sempre leia o rótulo do produto para ver se é apto para ser utilizado na higienização). Deixe de molho por 15 minutos. Após o molho, descarte essa água e enxágue em água potável.
Depois de tudo higienizado, deixe as frutas e vegetais no escorredor de pratos para secarem e as folhas, utilize uma centrífuga manual, também conhecida como seca salada.
As folhas você vai armazenar em um pote forrado com papel toalha, assim elas se mantêm crocantes na geladeira por até 1 semana.

Já os vegetais e frutas você pode guardar na gaveta da geladeira, porém, antes de armazenar, retire a gaveta da geladeira, lave com água e sabão, seque com um pano de prato limpo e só então armazene os produtos.
Outra opção é comprar potes grandes com tampa e guardar dentro destes potes. Assim você mantém o frescor e evita que a exposição ao ar acelere a deterioração.
O ideal é sempre rotular os potes/gavetas com a data da higienização e o que tem naquela gaveta/pote, assim nada fica esquecido e tudo será utilizado.

As frutas, se preferir, você pode já deixar picadas em um pote fechado. A dica aqui é todos os dias quando você for se servir, escorra completamente o líquido que solta da fruta, assim ela dura tranquilamente até dias na geladeira. Esse líquido não precisa ser descartado, você pode comer junto com a fruta, no entanto, se deixar o líquido acumular dentro do pote a fruta acaba se deteriorando mais rapidamente.
Outra opção é já deixar preparada algumas saladas ou até mesmo salada de frutas, assim na hora da refeição é só servir. Uma dica para as saladas é sempre guardar com o molho à parte.
Confira abaixo uma receita de salada colorida que faz muito sucesso aqui em casa.

Salada colorida
Ingredientes
- 2 cebolas roxas
- 1 repolho roxo
- 1 maço de agrião com os talos
- 1 pimentão vermelho em tiras
- 1 pote de iogurte natural
- 1 colher (chá) de sal
- Suco de 1 limão
- 1 manga em cubos
- 2 punhados de folhas de manjericão
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Higienizar todos os produtos conforme ensinei acima.
Depois, descasque a cebola e corte em rodelas finas. Coloque em água fervente e deixe cozinhar por 2 minutos, escorra com auxílio de uma peneira e deixe esfriar em cima de um papel toalha.
Corte o repolho em fatias finas usando um mandolim ou descascador de batatas. Coloque em um pote grande.
Retire e descarte as semente do pimentão e então corte em tiras.
Em um pote com tampa, adicione o repolho, o agrião, o pimentão e a cebola já fria, misture bem todos os ingredientes.
Agora para o molho, descasque a manga e corte em cubos pequenos.
Em um pote com tampa (eu gosto de reutilizar potes de conserva, pois eles vedam bem e armazenam o molho por quatro dias na geladeira), adicione a manga em cubos, o iogurte natural, o suco de limão, o manjericão, o sal e a pimenta. Tampe o pote e agite bem para o molho ficar homogêneo.
Na hora de servir, coloque a salada no prato e o molho por cima. Tempere apenas o que você for consumir, assim, o que sobrar você armazena separadamente (salada e molho) na geladeira por até quatro dias.
Dica: alterne o tipo de hortaliças (alface, rúcula, acelga, endívia, chicória, radicchio etc).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.