Verônica Laino

Verônica Laino

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Boa alimentação pode acelerar cicatrização do corpo; veja cardápio ideal

Já reparou que tem pessoas que se machucam e demoram dias para cicatrizar as feridas? Isso acontece pois o processo de cicatrização envolve a reparação e reconstrução de tecidos, que são processos dependentes de energia e nutrientes específicos.

Por isso, é importante se atentar para uma alimentação especializada logo que acontece o ferimento ou até mesmo a cirurgia, pois o corpo já inicia o processo de recuperação nesse momento.

O organismo segue três fases para conseguir reparar o tecido: a fase de inflamação, fase proliferava e fase de maturação. Venha entender melhor cada fase.

Fase de inflamação

É considerada uma fase de limpeza, na qual ocorre reação completa do tecido vascularizado. A intenção do corpo aqui é interromper a causa inicial: dor, calor, rubor e edema. Nesse momento, precisamos nos atentar ao consumo de proteínas, que vão fornecer aminoácidos específicos como a arginina, cisteína e metionina.

Boas fontes de arginina são: amendoim, cacau em pó, semente de abóbora, castanha de caju, feijão preto, salmão, castanha-do-pará, grão-de-bico, nozes, peito de frango, alga e lentilha.

Já a cisteína é obtida através da metionina, presente em laticínios como queijos, leite e iogurte, ovos, frango, peixe e frutos do mar, carne bovina e suína, castanha de caju e castanha-do-pará, nozes, avelã, amêndoas, amendoim, feijão, soja, semente de girassol e tofu.

Além da proteína, precisamos de boas fontes de vitamina E, vitamina C, vitamina K e selênio.

Boas fontes de vitamina E são: amêndoa, avelã, amendoim, castanha-do-pará, ovo e abacate.

Continua após a publicidade

Já boas fontes de vitamina C são: brócolis, couve, pimentão amarelo, caju, goiaba, mamão, manga, acerola, kiwi, laranja, limão e morango.

A vitamina K nós encontramos na salsinha, couve, couve-flor, brócolis, alface, cenoura e acelga.

O selênio encontramos facilmente na castanha-do-pará, semente de girassol, ovo, fígado, frango e arroz integral.

granola salgada
granola salgada Imagem: Léo Avesani

Pensando no cardápio de um dia, uma sugestão seria:

  • Café da manhã: pão de arroz integral com ovos e suco de acerola
  • Almoço e Jantar: Arroz integral, feijão preto, peito de frango e salada de brócolis, couve-flor e granola salgada (foto acima).
  • Lanche da tarde: iogurte natural com manga picada e castanha-do-pará
Continua após a publicidade

Fase proliferativa

Caracteriza-se pela neovascularização e proliferação dos fibroblastos, que são as células novas da pele. Aqui, precisamos de aminoácidos, principalmente a arginina, vitamina C, ferro, vitamina A, zinco, manganês, cobre e vitaminas do complexo B.

Boas fontes de ferro são: fígado, coração, ostra, carne bovina, spirulina, semente de abóbora, cacau em pó e semente de girassol.

A vitamina A encontramos em alimentos como: fígado, ricota, ovo, cenoura, batata-doce, abóbora, acelga, couve e brócolis.

Já o zinco tem em boas quantidade na: carne bovina, fígado, caranguejo, gérmen de trigo, gergelim, semente de abóbora e amendoim.

O manganês temos no: gérmen de trigo, avelã, farelo de aveia e amora.

Continua após a publicidade

O cobre está presente no: coentro, castanha de caju, castanha-do-pará, no gergelim e na linhaça.

As vitaminas do complexo B vem do: leite integral, levedura nutricional, ovo, aveia e semente de girassol.

Batata-doce recheada
Batata-doce recheada Imagem: Verônica Laino

Pensando no cardápio de um dia, uma sugestão seria:

  • Café da manhã: Suco verde com gérmen de trigo, spirulina, couve e manga.
  • Almoço e Jantar: Batata doce assada recheada (foto acima) acompanhada de legumes assados (cenoura, abóbora e brócolis).
  • Lanche da tarde: Biscoito de aveia acompanhado de leite com cacau em pó

Fase de maturação

A fase final caracteriza-se pela cicatrização, que precisa de aminoácidos, principalmente da histidina, vitamina C, zinco e magnésio.

Continua após a publicidade

Boas fontes de histidina são: ovos, carnes, laticínios, leguminosas, sementes e tofu.

Já o magnésio encontramos em: semente de abóbora, gérmen de trigo, castanha-do-pará, semente de gergelim, cacau em pó, semente de linhaça, castanha de caju, amêndoa, amendoim e aveia.

Patê Tofu
Patê Tofu Imagem: Léo Avesani

Pensando no cardápio de um dia, uma sugestão seria:

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.