Verônica Laino

Verônica Laino

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Esta técnica com 5 passos ajudará você a perder peso de maneira sustentável

Se a sua resolução de Ano-Novo foi reduzir peso, porém você achou muito difícil e já desistiu, calma!

Hoje, vou guiar você em 5 passos que vão tornar sua redução de peso sustentável. Afinal, de nada adianta ir em busca de soluções mágicas para reduzir peso de forma instantânea, pois sabemos que essa fórmula mágica não existe. Precisamos mudar nossa relação com a comida e nossos hábitos e fazer a mudança aos poucos, para que ela se torne sustentável.

A jornada do emagrecimento é difícil mesmo, pois hoje estamos inseridos em um ambiente obesogênico, cercados por opções alimentares de fácil acesso e com baixo valor nutricional. No momento da fome pegamos aquilo que é rápido e não precisa de preparo, como um pacote de salgadinho ou de bolacha. O problema é que muitas vezes esses pacotes contêm mais calorias que uma refeição inteira e não fornece os macro e micronutrientes que nosso corpo precisa. Resultado? O corpo acaba acumulando essas calorias sob a forma de gordura. Por isso, precisamos focar em mudanças que possam ser aderidas a longo prazo.

Já sabemos que a dieta ideal é aquela que você consegue seguir pelo resto da sua vida. Se a dieta que você segue hoje tem data para acabar o risco de você recuperar todo o peso perdido é enorme

Imagem
Imagem: iStock

Uma técnica muito conhecida e que é fácil de aplicar é a meta SMART, que é um acrônimo as palavras em inglês:

  • Específico: Seja claro, com foco e uma razão bem na mira!
  • Mensurável: Dê uma espiada no progresso, para saber se você está atingindo os objetivos ou só dando voltas.
  • Alcançável: Mantenha os pés no chão, considerando suas condições e recursos!
  • Relevante: Garanta que tudo que você faz contribuirá para dar aquele empurrãozinho em direção a seu grande objetivo!
  • Temporal: Coloque prazos nos seus planos!

Vamos para os 5 passos que você deve seguir:

1. ESPECÍFICO

Continua após a publicidade

Não adianta falar apenas que deseja emagrecer. Aqui você precisa estipular quantos quilos quer reduzir e em quanto tempo, por exemplo. Por exemplo, eliminar 10 kg em 5 meses.

Imagem
Imagem: iStock

2. MENSURÁVEL

Como você saberá que está no caminho correto? Como vai acompanhar sua evolução? Pensando nos 10 kg em 5 meses, podemos dividir esse valor e definir uma média. A cada 30 dias, você precisa reduzir cerca de 2 kg. Assim, em 5 meses terá atingido a meta.

Para ter certeza que o mês vai passar e você não vai se perder, pode focar em metas semanais. Então, toda semana você vai escolher um dia para se pesar e, de uma semana para outra, a balança precisa ter reduzido 500 g. Assim, em 4 semanas você terá atingido os 2 kg do mês.

Caso suba na balança e não tenha atingido a meta, vale a pena refletir o que aconteceu na sua semana e o que precisa ser modificado para a próxima.

Continua após a publicidade

3. ATINGÍVEL

Essa parte é muito importante. Sei que queremos eliminar peso o mais rapidamente possível. Porém, se colocamos metas muito radicais, a mudança não será sustentável e, com isso o peso, volta depois. Tente traçar como meta uma perda de 500 g a, no máximo, 1 kg por semana —desse modo, você vai focar apenas na redução de gordura corporal e não prejudica sua massa muscular. Pense no devagar e sempre, naquela mudança de hábitos que será mantida para o resto da vida.

Imagem
Imagem: Istock

4. RELEVANTE

A gente não pode querer algo só porque alguém falou que seria bom para nós. Precisamos realmente entender e sentir o porquê de seguir essa mudança. Para isso, se faça algumas perguntas como:

O que você espera alcançar com essa meta?

Continua após a publicidade

Qual o motivo que faz você querer essa mudança?

Só você é responsável por atingir esse objetivo ou você pode pedir ajuda para outras pessoas para te ajudarem a alcançar sua meta?

Depois que você alcançar o que deseja, como você vai se sentir?

Aonde isso vai te levar?

O que vai mudar no seu dia a dia?

Quais sentimentos isso te traz?

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: iStock

5. TEMPORAL

Apesar de ter colocado um tempo para atingir sua meta lá no passo "mensurável", aqui precisamos traçar um plano B. Vamos pensar que você colocou a meta de 5 meses para atingir o objetivo de reduzir 10 kg, porém, não sabemos como seu metabolismo vai reagir. Por isso é importante colocar um limite máximo para rever a estratégia.

Talvez quebrar sua meta ao meio seria uma boa opção, então, se em dois meses e meio você não conseguir reduzir 5 kg, vale a pena rever as mudanças que você fez. Aqui não estou falando em ser mais radical, mas sim entender o que não deu certo.

Pense em todas as áreas da sua vida:

Como anda a alimentação? Tenho conseguido balancear todas as refeições? Tem alguma que poderia melhorar?

Continua após a publicidade

Como estou me comportando nos meus dias de folga? Nos eventos, tenho comido de forma descontrolada ou consigo comer pouco?

Tenho feito exercício físico? Como está minha qualidade de sono?

Aqui o prazo pode ser em cima das metas que você se propôs também. Vamos supor que você não pratique exercício físico, qual será a data limite que você vai colocar para sair do sedentarismo?

As metas SMART oferecem uma maneira eficiente de transformar seus sonhos em planos concretos e realizáveis. Ao serem específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais, essas metas proporcionam clareza e foco, aumentando as chances de sucesso em qualquer área da sua vida. Incorporar essa metodologia em sua rotina pode ser o primeiro passo para uma jornada mais certeira.

Agora que você entende o que são e como aplicá-las, vamos começar a transformar seus objetivos em realidade?

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.