PUBLICIDADE

Topo

Verônica Laino

Sopa creme de ervilha é ótima para esquentar em dias frios

Léo Avesani
Imagem: Léo Avesani
só para assinantes
Verônica Laino

Verônica Laino é formada em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Colunista do UOL

31/05/2022 04h00

Para esse friozinho, nada como uma sopa bem quentinha para aquecer nosso corpo. Essa receita pode ser feita com ou sem proteína animal. Se você quiser uma sopa mais encorpada e com uma maior sensação de saciedade, o ideal é incluir a proteína. Agora, se preferir uma sopa mais leve e mais cremosa, o ideal é seguir a receita sem a proteína de origem animal.

Sopa creme de ervilha

Ingredientes:

  • 7 dentes de alho pequenos (12 g)
  • 1 cebola grande (308 g)
  • Lombo ou peito de frango em cubos (500 g)
  • 2 abobrinhas grandes (554 g)
  • 800 ml de água
  • 1 colher (sobremesa) de sal (5 ml)
  • Ervilha partida (500 g)
sopa creme de ervilha 3 - Léo Avesani - Léo Avesani
Imagem: Léo Avesani

Modo de preparo:

DICA: para uma melhor digestão da ervilha, o ideal é deixa-la de molho na água com uma colher (sopa) de vinagre por 4 a 6 horas. Depois desse período, escorra a ervilha, lave em água corrente e siga o passo a passo a seguir.

  1. Descasque e pique os dentes de alho e a cebola.
  2. Na panela de pressão (a minha tem capacidade para 5 litros), coloque duas colheres da cebola picada e os cubos de lombo. Deixe refogar em fogo baixo por 6 minutos, mexendo ocasionalmente.
  3. Acrescente o restante da cebola, o alho e refogue por mais 4 minutos.
  4. Corte as pontinhas da abobrinha e descarte-as. Corte a abobrinha em pedaços grandes. Coloque na panela junto com o refogado.
  5. Por cima, acrescente a ervilha, a água e o sal, misture tudo muito bem.
  6. Tampe a panela e, assim que pegar pressão, cozinhe por 20 minutos (caso não tenha deixado a ervilha de molho, deixe cozinhar por 25 a 30 minutos).
  7. Após o cozimento, retire a pressão, abra a panela e com um mixer ou no liquidificador, bata a sopa até ficar na consistência de um creme. E é isso, a sua receita está pronta! Bom apetite.
Sopa creme de ervilha 2 - Léo Avesani - Léo Avesani
Imagem: Léo Avesani

Validade: 4 dias na geladeira ou congele por 60 dias.

Tempo de preparo: 35 minutos

Rendimento: 10 porções

Informação nutricional por porção: valor calórico: 289 kcal; proteína: 25,6 g; gordura: 5,3 g; carboidrato: 37 g; fibras: 8,6 g.