Topo

Verônica Laino

4 ingredientes que fortalecem a imunidade e afastam gripes e resfriados

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

24/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com a chegada do frio é muito importante incluir alimentos que ajudam a blindar nossa imunidade e com isso deixar nosso organismo mais forte e protegido de gripes e resfriados. Esses alimentos podem ser inseridos em um shot matinal, no molho da salada, por cima da sopa, não importa a forma, mas é importante incluir pelo menos um deles uma vez por dia, por pelo menos 30 dias contínuos.

Hoje selecionei quatro ingredientes que carregam os chamados compostos fitoquímicos e bioativos, essenciais para uma estratégia prática na redução da incidência de doenças.

Gengibre ralado e em fatias - iStock - iStock
Imagem: iStock

Gengibre

O gengibre é uma excelente pedida nos dias frios, pois ele ajuda a aquecer o corpo, alivia tosse e tem uma ação muito importante por ser anti-inflamatório e expectorante, ajudando a reduzir o catarro produzido durante a gripe.

A forma mais interessante de consumir o gengibre para esses casos é o chá. Basta ferver a água, desligar o fogo, adicionar o gengibre ralado, abafar por 5 minutos, coar e consumir em seguida.

Se você não estiver gripado, pode introduzir o gengibre de outras formas. Uma receita que eu adoro fazer é um molho para salada. Você vai precisar de:

  • 1 limão espremido
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 colher (sobremesa) de mostarda
  • 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 pitada de pimenta-do-reino

Modo de preparo: adicione todos os ingredientes em um pote de vidro, tampe e agite por 1 minuto para emulsificar. Guarde na geladeira por até 3 dias. Antes de usar, agite por 30 segundos.

Cúrcuma - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Cúrcuma

Também conhecida como açafrão-da-terra, a cúrcuma é muito utilizada na medicina aiurvédica, que significa vida mais ciência e conhecimento. Ela possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes graças à curcumina, que dá a cor alaranjada da raiz.

Você pode incluir a cúrcuma na forma de golden milk, que é ótimo nesses dias mais frios. Para fazer é muito fácil, você vai precisar de:

  • 1/2 colher (chá) de cúrcuma em pó
  • 1/2 colher (chá) gengibre em pó
  • 1/4 de colher (chá) de canela
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 1 xícara (chá) de bebida vegetal (de castanha, soja, aveia, coco etc.)
  • 1 colher (chá) de óleo de coco
  • 1 colher (chá) de mel ou melado de cana

Modo de preparo: aqueça a bebida vegetal até levantar fervura. Desligue o fogo, misture os ingredientes e beba em seguida.

Frutas cítricas - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Frutas cítricas

Aqui entram limão, laranja, acerola e abacaxi. Essas frutas contêm uma grande concentração de ácidos cítricos, além da presença da vitamina C, um excelente antioxidante que atua na defesa do organismo contra infecções.

Vale distribuir a vitamina C na dieta ao longo do dia, assim você tem uma melhor absorção e utilização da mesma. Então, tente incluir em todas as refeições. No café da manhã você pode picar alguns pedaços de abacaxi em cima do iogurte; na hora do almoço pode utilizar o limão espremido para temperar a salada; no jantar, uma boa opção é consumir uma laranja de sobremesa.

propolis - iStock - iStock
Imagem: iStock

Própolis

O própolis é produzido pelas abelhas para manter a colmeia sem micro-organismos e outros agentes infecciosos, quase como um escudo protetor das colmeias. Por isso, quando consumimos, ele tem ação antimicrobiana e bactericida.

Por ter um sabor forte, nem todo mundo consegue consumir, porém hoje encontramos ele na versão em gotas ou em capsulas. Quem gosta do sabor pode misturar em torno de 10 gotas no shot matinal ou na xícara de chá. Quem acha o sabor forte, pode misturar em uma colher (sopa) de mel. Agora, para quem não tolera nem o cheio, as cápsulas são a melhor saída.

Eu particularmente prefiro consumir o própolis à noite com uma xícara de chá de camomila ou mulungu, pois além das propriedades que citei acima, ele ainda vai ajudar a melhorar a qualidade do sono, que está relacionada com a melhora da imunidade. Portanto, se você teve um dia agitado e exaustivo, experimente acrescentá-lo no chá ou até mesmo em um suco de maracujá.