Topo

Verônica Laino

Geleia sem açúcar leva apenas 3 ingredientes e dura 5 dias na geladeira

Léo Avesani
Imagem: Léo Avesani

Colunista do UOL

08/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem aí ama geleia? Se deixar, eu coloco em tudo, até no molho da salada. Geleia é um ingrediente muito versátil, vai bem no pão, no bolo, no biscoito, para dar sabor ao iogurte natural, enfim, as possibilidades são infinitas e fazer em casa é mais fácil do que você imagina: são apenas três ingredientes.

Você consegue adaptar essa receita para qualquer sabor de fruta e o que dá a consistência de geleia é a semente de chia, que expande com a presença do líquido da fruta, tornando-se um gel.

Geleia caseira sem açúcar

Ingredientes:

  • 1,4 kg de fruta
  • 300 ml de suco integral de uva ou maçã*
  • 3 colheres (sopa) de semente de chia

Geleia 2 - Léo Avesani - Léo Avesani
Imagem: Léo Avesani

Modo de preparo:

  1. Se você gosta de geleia com pedaços, descasque e corte a fruta em pedaços pequenos. Agora, se você gosta daquela geleia mais cremosa e sem pedaços, bata a fruta com o suco no liquidificador até ficar homogêneo.
  2. Em uma panela bem grande, coloque a fruta picada, o suco e a semente de chia (ou coe o suco na panela e acrescente a chia). Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, mexendo a cada 5 minutos. Algumas frutas soltam mais água, como o morango, por exemplo, e precisam cozinhar por 30 minutos.
  3. Quando a geleia terminar de cozinhar, você vai reparar que a consistência ainda vai estar um pouco líquida. Isso é normal, depois que ela esfria que adquire a consistência cremosa.
  4. Depois de pronta, você pode provar e ver se está doce o suficiente para o seu paladar. Se a fruta não estiver muito madura, pode ser que você sinta que precisa de um doce extra, então eu recomendo acrescentar 1 colher (sopa) de adoçante natural com ela ainda quente e mexer até dissolver totalmente o adoçante. Eu particularmente não gosto de adicionar o adoçante pois gosto do azedinho natural da fruta.
  5. Com ela ainda quente, armazene em 5 potes de vidro de 250 ml cada. E é isso! Sua receita está pronta. Bom apetite!

*É o suco integral que vai ajudar a adoçar sua geleia. Você vai escolher o suco de acordo com a cor da sua fruta, então se for usar abacaxi, banana, caju, carambola, damasco, goiaba branca, graviola, kiwi, lichia, mamão, nectarina, nêspera, pera, pêssego ou tangerina, prefira o suco de maçã. Agora, se for usar uva, amora, figo, framboesa, goiaba vermelha, groselha, jabuticaba, morango, mirtilo, tâmara ou tamarindo, prefira o suco de uva.

Geleia 3 - Léo Avesani - Léo Avesani
Imagem: Léo Avesani

Validade: 5 dias na geladeira ou congele por até 3 meses. Para descongelar, basta deixar na geladeira por 12 horas, o congelamento não altera a textura ou o sabor.

Tempo de preparo: 35 minutos

Rendimento: 5 potes de 250 ml