Topo

Verônica Laino

Não come derivados do leite? Veja como substituir laticínios nas receitas

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

01/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se você recebeu o diagnóstico de intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite, não se desespere! Existem diversas opções para substituir os laticínios das receitas, assim você não precisa se privar de nada.

Se você tem duvidas sobre a diferença entre intolerância e alergia, eu já escrevi um post contando quais são os sinais e sintomas mais comuns.

A seguir, veja como substituir os derivados do leite nas receitas.

flocos de levedura - iStock - iStock
Imagem: iStock

Queijo parmesão

Para os amantes de massa, um bom queijo parmesão para finalizar o prato é indispensável e realmente dá um sabor bem especial para o prato. Para fugir do queijo, porém manter o sabor, podemos fazer uma misturinha que lembra muito o sabor do parmesão —a única diferença é que ele não pode ser usado para gratinar, mas sim para finalizar o prato.

Para fazer o parmesão vegano é muito fácil, basta misturar em um pote 3 colheres (sopa) de farinha de amêndoa com 3 colheres (sopa) de levedura nutricional e uma colher (sobremesa) de sal. Você pode armazenar essa misturinha fora da geladeira por até 3 meses. Na hora de usar, pegue sempre com uma colher limpa e polvilhe por cima do prato.

A levedura nutricional você encontra em lojas de produtos naturais. É um tipo de levedura originada de fungos do tipo Saccharomyces cerevisiae, o mesmo que fermenta o pão, porém, na forma de levedura nutricional ela está inativa (ou seja, não vai fermentar a sua receita) e lembra o gosto do queijo parmesão. Como ainda assim falta a gordura típica do queijo, misturamos a farinha de amêndoa, que tem a gordura necessária para ativar as papilas gustativas, assim como o queijo.

Mousse de chocolate e inhame - Tadeu Brunelli/UOL - Tadeu Brunelli/UOL
Imagem: Tadeu Brunelli/UOL

Creme de leite

O creme de leite dá cremosidade aos pratos, porém praticamente não agrega sabor, por isso é muito fácil substituí-lo.

Para receitas doces, você pode utilizar o inhame. Basta bater o inhame cozido com água —para cada 1 xícara (chá) de inhame cozido, coloque 1/4 de xícara (chá) de água e bata por aproximadamente 3 minutos no liquidificador. O inhame tem a vantagem de também não agregar sabor à receita, fornecendo assim apenas a cremosidade que o creme de leite dá.

O creme de inhame pode ser usado em receitas salgadas também, porém se a receita for de sopa, o feijão branco, além de fornecer uma textura rica e cremosa, vai adicionar fibras e proteína na receita, tornando-a ainda mais nutritiva.

Outra opção é a biomassa de banana verde, que é um amido resistente e que vai acrescentar muitas fibras ao prato. A biomassa você pode comprar congelada ou fazer em casa e congelar. Ela pode ser utilizada em pratos doces ou salgados, na mesma proporção do creme de leite.

Cheesecake de mirtilo - vegano, claro - Reprodução Instagram @naturally.jo - Reprodução Instagram @naturally.jo
Imagem: Reprodução Instagram @naturally.jo

Cream cheese

Se você gosta de passar no pão ou usa para fazer o famoso cheesecake, não se desespere! A castanha-de-caju vai ser sua aliada. Isso mesmo que você leu! Podemos transformar as castanhas cruas em um creme tão gostoso quanto o cream cheese.

Para fazer é muito simples, você vai deixar 1 1/2 xícara (chá) de castanha-de-caju crua e sem sal de molho na água filtrada por pelo menos 8 horas, então escorra a água e lave as castanhas em água corrente. No liquidificador, coloque as castanhas e 100 ml de água, bata por 5 minutos até ficar bem cremoso e homogêneo.

Se você for utilizar para passar no pão, eu sugiro temperar com suco de limão, levedura nutricional e uma pitada de sal. Outra opção é bater com cheiro verde e sal, fica incrível!

Agora, se for utilizar para fazer o cheesecake, apenas uma pitada de sal é suficiente.

Essa receita rende 2 xícaras (chá), que é o equivalente a 2 potes do cream cheese que compramos no mercado. Por durar apenas 4 dias na geladeira, você pode fazer um volume menor, se desejar, ou ainda congelar por até 2 meses. Ao descongelar, sugiro bater novamente no liquidificador para manter a consistência cremosa.

Sorvete de Banana, Receitas Rápidas - Reprodução TV UOL - Reprodução TV UOL
Imagem: Reprodução TV UOL

Sorvete

Neste calor, nada melhor do que um sorvete para refrescar. Mas normalmente os sorvetes cremosos que encontramos no mercado são feitos à base de leite, então para ter um sorvete cremoso sem leite o segredo é utilizar bananas congeladas. Isso mesmo! A fruta bem madura e congelada se transforma em um sorvete delicioso.

Basta cortar a banana madura em rodelas e levar ao congelador. Na hora de preparar o sorvete, coloque as bananas no processador e bata até ficarem cremosas.

Dá para fazer diversos sabores, basta acrescentar outros ingredientes junto com a banana. As combinações que eu mais gosto são: cacau em pó com extrato de baunilha; morango congelado; pasta de amendoim com gotas de chocolate; folhas de hortelã; polpa de maracujá; e leite de coco com coco ralado.