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Verônica Laino

Cuidado com as dietas milagrosas na sua promessa de ano novo

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Verônica Laino

Verônica Laino é formada em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e a? produc?a?o de conteu?do online, mi?dias sociais e eventos, como forma de alcanc?ar cada vez mais pessoas e ajuda?-las a levar uma vida pra?tica, sauda?vel, balanceada e gostosa.

Colunista do UOL

28/12/2021 04h00

A virada do ano está chegando e com ela vem todas as promessas de sermos pessoas melhores. Tentar aprimorar aspectos da nossa vida é algo superpositivo, o que temos que tomar cuidado é com promessas que podem interferir na nossa saúde. Aqui, estou falando daquelas dietas radicais, para reduzir peso rápido em busca de um resultado instantâneo e que muitas vezes tem o foco para o Carnaval.

Não é de hoje que acompanhamos dietas doidas que usam ingredientes inusitados e sempre com o apelo de milagrosos, que se tornam populares pois alguma pessoa pública diz que fez e teve sucesso. Porém, eu pergunto: ao longo da sua vida, quantas dietas doidas você já tentou fazer? Concorda que se elas funcionassem você não estaria em busca da próxima dieta? Afinal, se ela tivesse realmente funcionado, você teria reduzido o peso e mantido ele para o resto da vida.

Precisamos entender de uma vez por todas que não existe dieta milagrosa, e que tudo que traz resultados rápidos vem com consequências, que podem ser físicas ou psicológicas. Hoje em dia o que mais recebo no consultório são pessoas que se submeteram a uma dieta restritiva e que acabaram desenvolvendo algum transtorno alimentar.

Outro ponto muito importante é tomar cuidado com o remédio de ciclano ou fulano está usando. Remédio nunca deve ser consumido sem indicação de um médico; a sua amiga que teve resultado não pode ser referência para você se automedicar.

O melhor processo de emagrecimento é aquele que fazemos de forma lenta e gradual, mudando nossos hábitos alimentares e estilo de vida. Desta forma, conseguimos focar na redução de gordura corporal, e não água e músculo que normalmente é o que se reduz em dietas muito restritivas.

Durante o processo de emagrecimento, em vez de focar em alimentos para excluir da sua rotina, foque em alimentos e atitudes positivas para você incluir no seu dia a dia. Comece pelo básico! Pequenas mudanças fazem muita diferença. Na média, eu gosto de programar uma redução de 500 g por semana, o que totaliza 2k g em um mês e no final do ano você consegue se livrar de 24 kg com mudanças simples e sem passar vontade.

Alimentação saudável, salada, vegetais, comida - demaerre/Istock - demaerre/Istock
Imagem: demaerre/Istock

Vou deixar aqui 12 passos para uma vida mais saudável e que vai ajudar você a atingir a meta acima!

  1. Aumente o consumo de água: tente ingerir um copo de água de hora em hora, totalizando 10 copos por dia.
  2. Inclua salada no horário do jantar: mesmo que você tenha hábito de fazer um lanche, inclua vegetais nas suas receitas, dentro do sanduíche, ou quem sabe inicie seu lanche com um prato de salada crua.
  3. Troque o suco ou refrigerante da refeição por água com limão espremido: e tente não consumir mais que 150 ml durante a refeição.
  4. Não pule o café da manhã: se você é do time que acorda completamente sem fome, opte por quebrar o seu jejum com algo leve, como um suco verde, por exemplo.
  5. Inclua oleaginosas no seu dia: um punhado de castanha, amêndoa, avelã, macadâmia ou pistache vai fornecer gorduras boas e nutrientes essenciais para a sua redução de peso.
  6. Troque seu biscoito por uma fruta: nos lanches intermediários, em vez de atacar aquele pacote de biscoito, consuma uma porção de fruta. A ideia é descascar mais e desembalar menos.
  7. Substitua seu carboidrato refinado por integral: os alimentos integrais aumentam a nossa sensação de saciedade, além de fornecer ainda mais nutrientes.
  8. Inclua uma xícara de chá no seu dia: confira aqui uma matéria que falo sobre os benefícios dos chás e como utilizar eles na sua rotina.
  9. Troque a fritura por alimentos assados e grelhados.
  10. Reduza o consumo de açúcar e adoçantes: o ideal é ir reduzindo o volume aos poucos, assim você vai adaptando seu paladar sem sofrer.
  11. Coma colorido: tente deixar sua semana bem colorida e inclua pelo um alimento de cada cor por semana: verde, amarelo/laranja, vermelho, roxo e branco.
  12. Seja feliz: encontrar um hobby ajuda muito no processo de emagrecimento e faz com que o trajeto seja ainda mais prazeroso.