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Verônica Laino

Veja a receita de creme de açaí para um pós-treino completo

Léo Avesani
Imagem: Léo Avesani
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Verônica Laino

Verônica Laino é formada em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e a? produc?a?o de conteu?do online, mi?dias sociais e eventos, como forma de alcanc?ar cada vez mais pessoas e ajuda?-las a levar uma vida pra?tica, sauda?vel, balanceada e gostosa.

Colunista do UOL

26/10/2021 04h00

A receita de hoje é para você que treina com intensidade, que corre, pedala, faz crossfit ou musculação com foco em hipertrofia. Após treinos intensos, o ideal é fornecer para o corpo antioxidantes, carboidrato e proteína, assim você tem uma excelente recuperação muscular, estando pronto para uma nova sessão de treino no dia seguinte.

O açaí é a berry brasileira e pode ser encontrada na versão em polpa de fruta congelada sem açúcar e/ou xarope de guaraná em supermercados na parte dos congeladores (geralmente próximo de onde ficam as polpas de frutas para suco).

O grande segredo para seu açaí fica bem cremoso e doce na medida certa é utilizar a banana bem madura e congelada, que pode ser armazenada no congelador e estar sempre pronta para ser utilizada.

Para isso, basta congelar a banana sempre que ela estiver começando a ficar com pontinhos marrons. É preciso descascar a fruta, picar e colocar em um pote, que pode ficar armazenado por até dois meses no congelador.

Creme de açaí com banana
Ingredientes:

  • 1 polpa de açaí sem açúcar (~90 g)
  • 1 banana média picada e congelada (55 g)
  • 3 colheres de sopa de whey protein ou leite em pó (30 g)
  • 100 ml de água gelada
  • Opcional: granola para acompanhar

Modo de preparo:

  1. No copo do liquidificador, coloque a água e a polpa ainda congelada, tampe e aperte o pulsar algumas vezes até triturar um pouco da polpa.
  2. Abra o copo, adicione o whey e a banana, tampe e bata na velocidade máxima por 30 a 60 segundos. O ideal é evitar bater por mais de 60 segundos, assim ele se mantém um creme. Se bater demais, ficará na consistência de suco.
  3. Transfira o creme para uma tigela e sirva com a granola por cima. Bom apetite!
açaí com banana e granola - Léo Avesani - Léo Avesani
Imagem: Léo Avesani

Tempo de Preparo: 5 minutos | Rendimento: 1 porção

Informação Nutricional: Valor calórico: 219 kcal | Proteína: 27 g | Gordura: 3 g | Carboidrato: 21 g | Fibras: 4 g