Topo

Verônica Laino

Cebola, banana e mais: alimentos que você jamais deve colocar na geladeira

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

01/06/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você é do tipo que chega do mercado e coloca tudo na geladeira? Atenção: nem tudo deve ser armazenado ali! Já fiz um post falando sobre cinco alimentos que devem ser armazenados fora da geladeira, hoje venho com mais quatro alimentos que devem ser guardados do lado de fora e um alimento bônus que você deveria colocar na geladeira!

Verônica Laino Pão de Cenoura - Léo Avesani - Léo Avesani
Imagem: Léo Avesani

Pão

Sei que muita gente coloca o pão na geladeira para aumentar a validade dele e evitar o bolor, porém, ao fazer isso, o pão perde a maciez, ficando seco e duro!

Dica: se você não consegue consumir o pacote todo antes da validade descrita na embalagem, a dica é congelar as fatias separadamente. Para descongelar, basta tirar do congelador e colocar na torradeira elétrica ou na air fryer por 3 minutos a 180ºC, assim o pão descongela e volta a ficar com todas as características de um recém-assado.

Abacate - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Abacate

O abacate é um ótimo exemplo de como podemos usar a geladeira a nosso favor. O resfriamento da fruta torna seu amadurecimento extremamente lento, então se você comprou o abacate ainda duro e verde, deixe para fora da geladeira, assim ele termina de amadurecer.

Agora, se o abacate já está no ponto correto para ser consumido, com a fruta levemente macia e bem madura, e você não vai consumir naquele dia, coloque na geladeira, assim a fruta consegue se manter boa para consumir por pelo menos três dias.

Dica: ao comprar abacate, sempre escolha alguns maduros e outros verdes. Os maduros você coloca na geladeira para consumir pelos próximos três dias e os verdes você deixa para fora, assim eles vão amadurecendo ao longo da semana. Desta forma, você terá abacates perfeitos ao longo da semana inteira.

banana-da-terra - Catherine Falls Commercial/Getty Images - Catherine Falls Commercial/Getty Images
Imagem: Catherine Falls Commercial/Getty Images

Banana

O ideal é sempre deixar para fora da geladeira. Ao colocar na geladeira, a casca vai ficar marrom, porém o amadurecimento não vai acontecer, então você fica sem saber se a banana já está no ponto ou não —afinal, a casca não poderá ser usada como um indicativo.

Dica: se você comprou muita banana e ela começou a amadurecer rápido demais, corte-as em rodelas e congele. Depois, elas podem ser usadas em vitaminas, para fazer sorvete de frutas ou ainda podem ser usadas em qualquer receita que pede a banana amassada. Uma vez congelada, utilize em até 60 dias.

Cebola - iStock - iStock
Imagem: iStock

Cebola

Ela detesta ambientes frios e úmidos, exatamente como o da geladeira, por isso deixe sempre para fora, em um local fresco e que tenha boa circulação de ar. Se puder, coloque em um fruteira que seja vazada e tente não colocar muitas uma em cima da outra, pois isso faz com que elas comecem a brotar rapidamente.

Dica: evite deixar cebolas e batatas juntas, pois a batata acelera o processo de decomposição da cebola, reduzindo muito sua vida útil. Se a cebola estiver começando a brotar, descasque, pique e congele, assim ela dura tranquilamente 30 dias no seu congelador.

Pó de café em máquina de expresso, Getty - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Café

Essa assusta muita gente, mas essa recomendação inclusive está escrita na embalagem do café.

Quando ele está na forma de grão, deve ser armazenado fora da geladeira, afinal o grão possui uma proteção natural que faz com que ele se conserve sem baixas temperaturas. No entanto, quando moemos o pó de café, ele deve ser armazenado a vácuo ou em uma atmosfera adequada, assim não perdemos o sabor nem o aroma.

O problema é que quando abrimos a embalagem do café em pó, mudamos a atmosfera na qual o café está armazenado, por isso devemos retirar o pó da embalagem e guardar em um pote fechado na geladeira, para que ele não tenha contato com a umidade. Isso vai preservar as características do seu café por mais tempo.

Dica: para extrair melhor o aroma do seu café, retire a quantidade que vai utilizar do pó e deixe para fora da geladeira por 15 minutos, assim você não resfria a água ao passar seu café.