Topo

Verônica Laino

Água aromatizada: aprenda 4 receitas com diferentes propriedades

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

29/09/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Água é uma das coisas mais negligenciada pelas pessoas, muitos não conseguem atingir aqueles dois litros no dia, seja por esquecimento ou por simplesmente não sentir sede. Além de matar a sede, a água é importante para regular a temperatura corporal, fazer o transporte dos sais minerais e vitaminas, acabar com aquela falsa sensação de fome e melhora a consistência das fezes evitando a prisão de ventre.

Uma estratégia para deixar a água mais atrativa é aromatizá-la com frutas, legumes, ervas e sementes. Esta prática também fornece fitoquímicos e compostos ativos dos ingredientes adicionados, enriquecendo ainda mais seu dia.

Dependendo da combinação feita dos ingredientes você pode colher um benefício diferente. Você pode fazer a sua água em uma jarra grande para consumir ao longo do dia ou até mesmo em uma garrafinha para levar com você no trabalho. Hoje eu vou ensinar 4 combinações diferentes que você vai se surpreender.

1. Melhore sua digestão

Ingredientes - iStock - iStock
Imagem: iStock

Se você sente o alimento pesado no estômago depois do almoço, ficando com aquela sonolência, a água digestiva pode ser uma excelente pedida. Prepare-a antes de começar a almoçar, assim ela fica descansando por 60 minutos. Consuma esta água no período da tarde, 60 minutos após o almoço.

Em um pilão coloque 10 folhas de hortelã fresca, 1/2 xícara do bulbo da erva-doce cortado em fatias e macere bem. Transfira esta mistura para uma jarra com capacidade de 1 litro, adicione 1 limão com casca cortado em rodelas, 1 galinho de alecrim e complete a jarra com água. Deixe na geladeira até a hora de consumir.

2. Acelere seu metabolismo

Gengibre ralado e em fatias - iStock - iStock
Imagem: iStock

Se você está no processo de emagrecimento, nada melhor do que um termogênico para acelerar seu metabolismo e potencializar a redução de peso. O ideal é fazer o pré-preparo desta água antes de dormir e pela manhã você finaliza e consome até o horário do almoço.

Em uma garrafa com capacidade para 1 litro, adicione 10 folhas de hortelã fresca rasgadas com as mãos, 3 canelas em pau, 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado e complete com água. Deixe na geladeira de um dia para o outro. Na manhã seguinte, pegue uma laranja pequena com casca e corte em rodelas, adicione dentro da garrafa. Aguarde 30 minutos antes de consumir.

3. Reduza o estresse

Maracujá cortado - iStock - iStock
Imagem: iStock

Se o seu dia a dia é cheio de estresse, uma água com poderes relaxantes podem ajudar no controle do seu cortisol e assim você vai conseguir levar seu dia mais zen.

O ideal é preparar esta mistura antes de dormir, assim ao acordar você já pode consumir a água. O ideal é consumi-la em até 12 horas depois de pronta, então se você fez a água às 22h, você deve consumi-la até às 10h da manhã no dia seguinte. Em uma jarra com capacidade para 1 litro, adicione 1 colher de sopa de flores de camomila (aquelas utilizadas para fazer chá), 4 folhas de melissa fresca rasgadas com as mãos, 1 colher de sopa de maracujá (fruta fresca) e complete com água gelada. Deixe na geladeira de um dia para o outro, no dia seguinte já pode consumir.

Dica: compre o maracujá e congele a polpa em cubos de gelo, ao fazer esta água, basta pegar os cubos congelados e adicionar a ela, assim terá sempre maracujá sem precisar ir com frequência no supermercado.

4. Livre-se do inchaço

Flor de hibisco - iStock - iStock
Imagem: iStock

Com a chegada do calor é normal a sensação de inchaço, principalmente para mulheres no período menstrual. A água com propriedades diuréticas vai ajudar a eliminar o líquido que está redito.

Ao acordar, coloque em uma jarra com capacidade para 1 litro, 1/4 pepino japonês cortado em rodelas, 1 colher de sobremesa de flores de hibisco, 1 canela em pau, 5 folhas de hortelã fresco rasgadas com as mãos, 1 limão com casca cortado em rodelas. Complete a jarra com água, coloque na geladeira e aguarde pelo menos 2 horas para consumir a água. Evite consumir esta água após às 16:00 pois pode atrapalhar seu sono, já que ela aumenta a frequência às idas ao banheiro.