Topo

Paola Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

É melhor evitar estes exercícios se você tiver refluxo gastroesofágico

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

26/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O refluxo gastroesofágico é uma doença crônica que ocorre quando parte do conteúdo ácido do estômago "sobe" para o esôfago, o que gera uma variedade de sintomas.

Os desconfortos clássicos são pirose (queimação), regurgitação e aquela sensação azeda na boca. Mas a pessoa também pode ter tosse crônica, arroto excessivo, flatulência, dor de garganta, dor no peito, sensação de ardência, dificuldades de deglutição e chiado.

O esfíncter esofagiano inferior (EEI) é o músculo responsável por evitar que o conteúdo do estômago vá para o esôfago. Por isso, esse músculo é mantido em estado de contração constante. Porém, o tônus muscular pode ser diretamente influenciado por vários fatores, como alterações hormonais e anatômicas e alimentação.

O exercício pode ajudar ou prejudicar o refluxo ácido. Tudo depende do tipo de atividade que você faz e de como você cuida do seu corpo antes e depois do treino. A atividade física, além de todos os benefícios que traz à saúde, pode ajudar a aumentar sua massa muscular e reduzir a gordura corporal, que auxiliam na melhora do refluxo.

O mais indicado é fazer exercícios moderados e de baixo impacto, tanto para prevenção quanto durante as crises de refluxo. Por exemplo:

  • caminhada ou corrida leve
  • ciclismo
  • natação
  • musculação com baixa carga

Exercícios como pilates e ioga podem auxiliar na prevenção e melhora; entretanto movimentos que envolvem inversões ou qualquer postura que crie pressão abdominal pode ocasionar um aumento do refluxo —por conta dessa tensão abdominal. Por isso, se for realizar este tipo de exercício, converse com seu profissional sobre seus sintomas para evitar qualquer desconforto.

Evite estes exercícios

Movimentos que tensionam demais o abdome podem piorar os sintomas de refluxo, assim como atividades de grande impacto ou intensidade. Portanto, evite:

  • abdominais
  • corrida intensa
  • saltos
  • pular corda
  • musculação com carga elevada

Para evitar qualquer tipo de gatilho, vista sempre roupas confortáveis e que não pressionem o abdome, evite realizar exercícios deitado, dormir totalmente na horizontal e deitar-se após comer.

Além do mais, a ingestão de alguns alimentos cítricos, café, comidas gordurosos, alho, balas de hortelã, alimentos picantes, tomate e molhos e alimentos processados pode desencadear o refluxo.

Se por algum motivo estiver com refluxo e mesmo assim quiser treinar, considere optar por exercícios mais confortáveis para você e nunca treine antes de um intervalo de duas a três horas após a refeição.

Caso os sintomas persistam, procure ajuda médica.

Referências:

Exercício reduz refluxo, mas problema exige cuidados no treino.

Refluxo gastroesofágico: o que mudar na alimentação para evitar o problema.