Topo

Paola Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Você não treina por falta de tempo ou por falta de foco e organização?

Já calculou o tempo que você passa nas redes sociais? Que tal usar ele para treinar? - iStock
Já calculou o tempo que você passa nas redes sociais? Que tal usar ele para treinar? Imagem: iStock

Paola Machado, Renata Luri e Juliana Satake

Colunista do VivaBem e colaboração para VivaBem

08/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você só escova os dentes ou vai trabalhar quando está motivado? Não, né? Essas coisas fazem parte da sua rotina, são um compromisso, um hábito. Então, por que esperar ter inspiração para treinar? A atividade física tem que ser encarada como um dever e ser encaixada no dia a dia.

Você já parou para pensar que uma das maiores desculpas para não praticar atividade física é a falta de tempo? Ter informação não basta! Mesmo sabendo dos inúmeros prejuízos causados pela inatividade física, como estresse, doenças crônicas, depressão, a maior parte ainda segue sedentária.

Há uma sensação iminente de que o dia deveria ter mais que 24 horas, e pode parecer ainda mais impossível se inserir uma atividade física na rotina. Mas se o tempo é o seu maior vilão, saiba que você pode ter uma boa relação com ele.

Ter tempo é gerenciar as nossas prioridades e o que realmente é importante no nosso dia a dia. E o que você prioriza? A sua família, o seu trabalho, a sua saúde?

Priorizar-se é sobre entender para onde está indo sua energia!

Somos cíclicos e há momentos na vida que nosso foco se alterna de acordo com a fase que vivenciamos. Mas, de forma geral, todos temos de ceder de um lado para equilibrar a rotina, e encontrar um certo nível de harmonia nos hábitos que cultivamos.

Quando se fala em focar na saúde, entenda que você não precisa esperar ter dores ou desenvolver alguma doença crônica para começar a dar atenção ao seu corpo e à sua mente. Entenda que a prevenção e cuidado são nosso investimento mais valioso e menos oneroso!

Quando você cuida da sua saúde, além de você, outras pessoas irão se beneficiar. Você terá mais disposição para cuidar dos seus filhos, será mais produtivo no seu trabalho, terá mais qualidade de vida e um melhor processo de envelhecimento. Muitos aspectos da sua vida serão impactados!

Mas, calma, não estou falando de infinitas horas dedicadas todos os dias ao treino! Sempre reforço que o importante é ter o tal do equilíbrio entre trabalho, vida social (que envolve a família, marido, esposa e filhos) e o autocuidado, para não deixar a sua saúde de lado. Para isso, deixei aqui algumas dicas para você gerenciar o seu tempo e sair do sedentarismo:

Tenha um propósito

Além de ter metas como "Preciso fazer atividade física", "Mês que vem preciso começar a cuidar da minha coluna", "Ano que vem vou ao médico pedir uns exames", o importante é saber o porquê você deseja atingir esses objetivos. Seu propósito precisa ser mais importante e forte que a desculpa que você dá sobre a falta de tempo.

Projete os resultados lá na frente, pense em como seria a sua qualidade de vida atingindo esse objetivo. Você seria uma pessoa mais calma no trabalho? Sem dores no dia a dia? Você estaria dormindo melhor? Isso fará a diferença nas suas escolhas de não desistir no meio do caminho.

Quantidade não quer dizer qualidade

Você não precisa se matricular na academia com a promessa de ir todos os dias. Se você está sedentário, comece se propondo a ir em uma frequência realmente possível (três vezes por semana, por exemplo). Treine sempre acompanhado de um bom profissional, que oriente você nos exercícios e lhe ajude a atingir seus objetivos.

Muitas pessoas são patrocinadoras de academias. Pagam planos extensos, pois acreditaram no impulso do momento que iriam ter uma frequência alta nos treinos. Mas, após uma semana, desistem e isso gera um ciclo de frustração por não atingirem o objetivo, que acaba desmotivando e levando à desistência do treino.

Lembre-se que, a partir do momento que você passa a ter melhorias na sua saúde física e mental, com certeza você está lapidando um hábito que sentirá falta caso pare de fazer.

Você precisa de um hábito

Independentemente de você querer ou não, você precisa fazer exercícios! É como escovar os dentes, você pode estar cansado e com preguiça, mas nunca deixa de escovar! Isso porque já é um hábito que faz parte da nossa rotina.

Você pode até fazer caminhadas curtinhas e, depois que criar esse hábito, se tornará ainda mais fácil inserir um novo desafio: começar a trotar, fazer pilates, uma academia, uma natação ou um mundo de possibilidades!

Para criar o hábito, é preciso saber o dia e horário que irá se dedicar a essa nova atividade. Se você fizer exercícios duas vezes na semana, serão 8 horas mensais que você deve programar na sua agenda. Parece muito? Trazendo para a nossa realidade, sabe aqueles minutinhos que perdemos sentados ou deitados mexendo nas redes sociais? Some o quanto você gasta com isso e deixa de investir em outras atividades! Saiba onde investir o seu tempo e sua atenção. Geralmente, o problema não é a falta de tempo e, sim, a falta de prioridades.

Logística para mudar!

Organize quanto tempo irá levar até chegar à academia —ou parque. Se você vai de transporte público, de metrô, que horas você sairá do serviço, se você precisa separar uma roupa.

É como o primeiro dia da escola, organize a sua rotina para essa nova atividade e pense nos imprevistos que podem acontecer no meio do caminho. Se precisar sair mais cedo, programe-se! Só não vale desistir por falta de organização!

Domine a sua procrastinação!

Saber, todos nós sabemos! Como disse, o acesso à informação está aí e basta ler minha coluna que, com certeza, caso a pessoa seguisse as recomendações passo a passo, seria um poço de saúde e bem-estar! Mas há lacunas entre o saber, o querer e o agir —e é desafiador diminuir esses espaços na vida real!

Não se frustre por sentir que está procrastinando algo que você colocou como meta. A procrastinação é natural do ser humano e tende a nos atrapalhar em qualquer projeto que achamos que vai dar trabalho ou despender energia.

Mas saiba que é possível dominar a sua procrastinação. Não há muito segredo: simplesmente vá e faça! É igual um dia de trabalho, por mais que a pessoa ame o que faz, nem todos os dias se ama tudo o que tem que ser feito!

Sim, a atividade física será assim também, dias que você pensará: " Ah, hoje está frio... Que preguiça" ou "Ah, hoje está calor demais... Melhor faltar no treino", e está tudo bem.

Mas a chave está em reconhecer esses pensamentos boicotadores. Assim, quando eles vierem, minha maior dica é: apenas levante-se e faça! Afinal, quantos meses ou anos você ainda continuará perdendo tempo? Não se deixe perder no tempo, você pode ganhar tempo vivendo mais e com mais qualidade de vida, pense nisso!

*Colaboração Juliana Satake, fisioterapeuta sócia da Clínica La Posture e Dra. Renata Luri, fisioterapeuta doutorada pela Unifesp

Referências:

- Botero, J. P el al. Impact of the COVID-19 pandemic stay at home order and social isolation on physical activity levels and sedentary behavior in Brazilian adults. Einstein (Sao Paulo) ; 19: eAE6156, 2021.

- Morris, T. P. et al. Resting state functional connectivity provides mechanistic predictions of future changes in sedentary behavior. Sci Rep ; 12(1): 940, 2022.

- Falck, Ryan S; Hsu, Chun L; Best, John R; Li, Linda C; Egbert, Anna R; Liu-Ambrose, Teresa. Not Just for Joints: The Associations of Moderate-to-Vigorous Physical Activity and Sedentary Behavior with Brain Cortical Thickness. Med Sci Sports Exerc ; 52(10): 2217-2223, 2020.

- Hernandez, José Augusto Evangelho; Voser, Rogério da Cunha. Exercício físico regular e depressão em idosos / Regular physical exercise and depression in the elderly / Ejercicio Físico Regular y Depresión en Ancianos. Estud. pesqui. psicol. (Impr.) ; 19(3): 718-734, dez. 2019.

- Malta, D.C; Gracie, R. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal. Epidemiol. Serv. Saúde 29 (4). 2020

- Porto, P.; Oliveira, l.; Volchan, E.; Mari, J.; Figueira, I.; Ventura. Evidências científicas das neurociências para a terapia cognitivo-comportamental. Paidéia, 18(41):485-494 p. 2008

- Werneck, Francisco Zacaron; Bara Filho, Maurício Gattãs; Ribeiro, Luiz Carlos Scipião. Mecanismos de melhoria do humor após o exercício: revisitando a hipótese das endorfinas / Mechanisms of mood improvement post-exercise: the endorphins hypothesis revisited. Rev. bras. ciênc. mov ; 13(2): 135-144, 2005.

- Verzani, R. H; Serapiã, A. B. S. Aplicativos de smartphones e atividades físicas: contribuições e limitaçõesRevista Pensar a Prática, v.23, e:59569, 2020.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O texto inicial dizia que há "uma sensação eminente de que o dia deveria ter mais que 24 horas". No entanto, o correto é usar a palavra iminente. A informação foi corrigida.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL