Topo

Paola Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Diabetes: o horário em que você come pode interferir no controle da doença?

iStock
Imagem: iStock

Colunista do VivaBem

11/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dados da Federação Internacional de Diabetes mostram que houve um aumento de 16% na incidência de diabetes na população mundial nos últimos dois anos. No Brasil, segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), a doença atinge cerca de 16,8 milhões de pessoas.

Praticar exercícios regularmente e manter uma alimentação saudável estão entre as principais formas de prevenir e controlar o diabetes (especialmente o tipo 2), que se não for corretamente tratado, em longo prazo, pode gerar problemas de visão, renais e cardiovasculares —pessoas com a doença têm duas vezes mais risco de ter doenças cardíacas ou AVC, quando comparado a pessoas sem diabetes.

Um estudo recente publicado no The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism sugere que não é apenas o tipo de alimentos que as pessoas com diabetes consomem que pode afetar a saúde, como também o momento do dia em que elas comem.

Para avaliar a possível ligação entre o horário das refeições e os resultados de saúde, pesquisadores usaram a base de dados da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição de 4.600 pessoas com diabetes. Os pesquisadores não apenas analisaram o que os participantes relataram comer, mas também os horários do dia em que fizeram suas refeições. Dessa forma, quando os pesquisadores analisaram todos os dados, dois pontos se destacaram:

  1. Pessoas que consumiam batatas ou vegetais ricos em amido (mandioca, mandioquinha) pela manhã, grãos integrais à tarde e vegetais escuros (rúcula, couve brócolis) e/ou leite à noite eram menos propensos a desenvolver doenças cardíacas (que acarretavam em morte).
  2. Pessoas que consumiam carne processada como parte de suas refeições noturnas eram mais propensas a desenvolver doenças cardíacas (que acarretavam em morte).

Como conclusão dos pesquisadores, as diretrizes nutricionais e estratégias de intervenção futuras para diabetes devem conter também o horário de consumo dos alimentos.

O que sabemos é que muitas pessoas com diabetes tentam planejar cuidadosamente sua dieta. Elas podem até ficar hiperfocadas em quais alimentos são saudáveis e quais devem evitar. Entretanto, pessoas com diabetes não podem achar que focar somente no horário das refeições possa ser uma solução.

Precisamos entender que esse estudo é outro caminho a ser desbravado, que auxiliará muito na combinação do que consumir e do horário do consumo. Por isso, sempre é necessário realizar mais e mais pesquisas que auxiliem nessa comprovação para que os profissionais possam ter tranquilidade de fazer uma orientação embasada.

Enquanto os pesquisadores discutem sobre o tema e analisam os melhores caminhos para novos estudos, pessoas com diabetes precisam entender que organismo diferentes reagem de maneiras diferentes a alimentos, macronutrientes e estratégias. O melhor a se fazer, sempre, é dar um passo para trás e considerar grupos de alimentos, padrões alimentares, deficiências ou excessos de nutrientes; horário das refeições, métodos de preparação de alimentos, prazer alimentar, atividade física, estresse, sono e assim por diante. Dessa forma, fica evidente a importância de um atendimento multi e interprofissional.

O que podemos tirar de proveito nesse estudo é que as descobertas aumentam a importância de coordenar as refeições com nosso relógio biológico —um dos muitos fatores que influenciam a saúde a longo prazo.

  • É superimportante comer regularmente e realizar refeições e lanches balanceados, que combinem carboidratos complexos com proteínas e gorduras, pois isso auxilia a manter a glicemia estável.
  • Não existe um padrão de dieta ou lista de alimentos que funcionem para toda a população com diabetes. Organismos diferentes reagem de maneira diferente a vários alimentos, macronutrientes e padrões alimentares.
  • Faça leituras regulares da sua glicemia e aprenda como seu corpo reage a vários alimentos --é muito mais útil do que seguir recomendações gerais de alimentos para comer e alimentos a evitar.
  • Entenda com o seu médico um plano que funcione para você. O especialista deve conhecer seu histórico familiar, escolhas de estilo de vida, enfim, todos fatores que influenciam como você administra sua saúde.
  • Realize exercícios com frequência.

Se você tem diabetes, existem muitas estratégias que você pode usar para se manter saudável. Comer certos alimentos em horários específicos do dia pode ser parte de uma estratégia de controle do diabetes algum dia, mas são necessárias mais pesquisas antes de os especialistas recomendarem essa prática.

Referências: