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Paola Machado

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja dicas para ir a eventos sociais em 2022 e não enfiar o pé na jaca

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Paola Machado

Paola Machado é formada em educação física, mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutora em ciências da saúde (foco em fisiopatologia da obesidade e fisiologia da nutrição) pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre exercícios, nutrição e saúde. CREF: 080213-G | SP

Colunista do UOL

10/01/2022 04h00

Festas de aniversário, jantares, celebrações e demais atividades sociais são, para muitas pessoas, um grande desafio quando o assunto é controlar a alimentação para permanecer no peso adequado.

A cilada em que muitos de nós caímos é achar que o controle na alimentação só deve acontecer durante a semana, liberando totalmente o consumo alimentar nos finais de semana. Porém, os resultados duradouros só poderão ser colhidos se estivermos imersos em um processo constante.

Além da determinação e da disciplina, precisa existir o planejamento com relação as suas refeições e compras e, para isto, algumas atitudes devem fazer parte do seu cotidiano, principalmente naqueles dias em que você tem eventos sociais:

- Faça a sua primeira refeição do dia (café da manhã), priorizando as frutas e alimentos integrais, como por exemplo banana com aveia, mamão com gérmen de trigo, salada de frutas com granola sem açúcar;

- Como acompanhamento desta primeira refeição, escolha um chá leve e digestivo como camomila, erva-doce, erva-cidreira, preferencialmente sem açúcar ou pouco;

- Durante o dia, hidrate-se muito bem: sugiro o consumo de 2 litros de água para "limpar" o seu trato digestivo e corpo como um todo, eliminando as toxinas e prováveis excessos;

- Para os lanches da manhã e da tarde, escolha frutas preferencialmente cítricas, vermelhas ou diuréticas (cereja, amora, framboesa, uva, morango, laranja, mexerica, goiaba, melancia e melão).

- Normalmente em dias de festa dormimos menos, nos alimentamos muito diferente, temos oscilações nas emoções e consumimos mais bebidas alcoólicas —o nosso corpo sente esta mudança, sendo essencial o consumo de alimentos com as características descritas acima;

- Para o almoço, capriche na salada de folhas e vegetais crus ou levemente cozidos "al dente", temperando com pouco azeite, sal e limão. Como acompanhamento, opte por uma proteína magra (filé de pescada branca, linguado, peito de frango, lagarto, maminha), sempre acebolada, grelhada ou assada.

Cumprindo as orientações acima, tenha a certeza de que você provavelmente não chegará ao evento com fome e ainda terá um "saldo" energético positivo para apreciar junto aos amigos e familiares.

Chegando no local, inicialmente reconheça as opções disponíveis e na sequência, procure seguir os seguintes passos:

- Para as entradinhas, caso o evento seja organizado por você, escolha alimentos leves como tremoço, erva-doce temperada com pimenta e azeite, capriche nas folhas, aspargos frescos. Palitinhos de cenoura, pepino, tomatinho cereja ou sweet grape são opções leves que podem acompanhar, além de serem práticos, saudáveis e muito saborosos; a dica é você montar palitinhos com estes alimentos ou fazer a montagem de uma saladinha em pequenos potes.

- Caso você não tenha o controle das opções do cardápio e se depare com amendoim, frituras, empanados e demais alimentos mais calóricos, mantenha a sua consciência e separe em um pequeno recipiente, uma porção pequena do alimento que deseja experimentar e evite cair na tentação da repetição.

- Caso esteja em um jantar, como acompanhamento opte por batatas assadas, cuscuz marroquino, quinoa, arroz integral, vermelho ou branco. As carnes ou aves devem ser preparadas preferencialmente assadas e com temperos naturais e aromáticos (sálvia, manjerona, alecrim), cebola, caldos caseiros, suco de laranja ou maracujá.

- Devemos dar maior atenção ao consumo de bebida alcoólica, portanto, para cada taça ou copo que consumir, beba na sequência 1 copo de água.

Conheça a caloria de algumas destas bebidas:

Tabela Paola Machado - Paola Machado - Paola Machado
Imagem: Paola Machado

O quadro acima pode te ajudar a escolher as melhores opções, de acordo com o seu acesso e preferências; drinques sem álcool também podem ser divertidos: misture água com gás, chá de hortelã para conferir um frescor, água de coco, frutas frescas ou as suas polpas. Faça suco concentrado de frutas e coloque em formas de gelo, misturando na tônica, por exemplo.

Quando o assunto é bebida alcoólica, os acompanhamentos devem ser consumidos com atenção e os beliscos contínuos e sem interrupções devem ser monitorados. Atenção para o amendoim, salgadinhos, azeitonas e embutidos como salame; lembre-se de que coloquei aqui algumas opções mais leves de entradas, inclusive para compensar a balança de calorias.

As sobremesas devem ser preferencialmente a base de frutas ou sorvetes de frutas, se não tiver essa opção, não deixe de consumir o doce, mas porcione uma fatia e evite repetir.

Encare estas dicas não como proibições, mas, sim, como uma possibilidade de tornar os seus eventos sociais mais leves, sem peso na consciência, comendo de tudo.

O equilíbrio é o elemento essencial para o ciclo que começa em 2022. O bacana é perceber que nestes momentos, o prazer está principalmente no momento, na experiência e nas pessoas que nos acompanham.

*Colaboração de Samantha Rhein, nutricionista comportamental (Unifesp)

Referências:

http://www.tbca.net.br/