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Paola Machado

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Água de coco é fonte de minerais e combate radicais livres; veja benefícios

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Paola Machado

Paola Machado é formada em educação física, mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutora em ciências da saúde (foco em fisiopatologia da obesidade e fisiologia da nutrição) pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre exercícios, nutrição e saúde. CREF: 080213-G | SP

Colunista do VivaBem

24/08/2021 04h00

A água de coco é uma bebida muito consumida por quem pratica exercício —e também por quem está na praia, passeando no parque ou simplesmente querem matar a sede no dia a dia de maneira saudável. Mas você conhece os benefícios dela?

A água de coco é muito nutritiva, contendo 94% de água e pouca gordura. Um copo de 240 ml oferece cerca de 60 calorias; 15 gramas de carboidratos —sendo 8 g de açúcar. Ela ainda é rica em minerais e fornece 4% do valor diário que precisamos consumir de cálcio e magnésio; 2% do de fósforo; e 15% de potássio.

Propriedades antioxidantes

Os radicais livres têm sua produção aumentada em resposta ao estresse —o que inclui a prática de exercícios, que é um estresse bom para o organismo. Quando há muitos radicais livres, seu corpo entra em um estado de estresse oxidativo, que pode danificar suas células e aumentar o risco de doenças.

  • Pesquisas mostraram que a água de coco contém antioxidantes que combatem os radicais livres.
  • Em um estudo de 2012, ratos resistentes à insulina que seguiam uma dieta rica em frutose foram tratados com água de coco. Os resultados mostraram que com o consumo da bebida a atividade dos radicais livres diminuiu, assim como a pressão arterial, os triglicérides e o nível de insulina.
  • Outro estudo de 2014 mostrou que ratos com danos hepáticos apresentaram melhora significativa na redução do estresse oxidativo quando ingeriram água de coco, em comparação aos que não ingeriram.
  • Um estudo de 2016 destacou os benefícios do extrato de água de coco em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura. A água de coco não apenas ajudou a diminuir os marcadores de colesterol como também mostrou "potência antioxidante".

Embora esses estudos sejam interessantes, é importante observar que nenhum estudo envolvendo humanos e o poder antioxidante da água de coco foi feito até o momento, e cada um dos estudos em animais usou diferentes dosagens e parâmetros.

Redução da glicemia

Uma pesquisa de 2015 mostrou que a água de coco pode reduzir o nível de açúcar no sangue e melhorar outros marcadores de saúde (como a hemoglobina) em animais com diabetes.

Um estudo mais recente de 2021 envolvendo ratos com diabetes também descobriu que a água de coco reduzia a glicose (açúcar) no sangue, porém mais estudos são necessários para confirmar esses efeitos em humanos.

Outro benefício adicional da água de coco para quem tem diabetes é que ela é uma boa fonte de magnésio, que pode aumentar a sensibilidade à insulina e diminuir o nível de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2 e pré-diabetes.

*É importante lembrar que a água de coco contém carboidratos e açúcar, portanto, se você está vivendo com diabetes ou pré-diabetes, converse com seu médico ou nutricionista antes de adicioná-lo à sua dieta.

Saúde do coração

Beber água de coco pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas. Um estudo de 2005 sugere que a bebida pode ser benéfica para reduzir a pressão arterial em indivíduos hipertensos, mas mais pesquisas precisam ser realizadas.

Uma das razões pelas quais a água de coco pode estar associada à redução da pressão arterial é seu teor de potássio. Foi demonstrado que o potássio reduz a pressão arterial em pessoas com pressão arterial alta ou normal.

Boa opção após exercícios longos e hidratação

A água de coco é uma boa opção de bebida para restaurar a hidratação e repor os eletrólitos que são perdidos no suor durante o exercício.

Eletrólitos são minerais que desempenham vários papéis importantes em seu corpo, incluindo a manutenção do equilíbrio adequado de fluidos. Alguns eletrólitos vitais incluem potássio, magnésio, sódio e cálcio.

Por conter esses minerais, vários estudos descobriram que a água de coco pode ser mais benéfica do que a água para a reidratação após o exercício.

A água de coco é uma bebida natural deliciosa, cheia de eletrólitos, que pode beneficiar o coração, moderar a glicemia, ajuda a melhorar a saúde dos rins e hidratação após o treino.

Embora mais estudos controlados envolvendo humanos sejam necessários para confirmar muitas dessas qualidades, as pesquisas até o momento trazem um caminho promissor e positivo.

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