Topo

Paola Machado

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Um ataque de pânico pode ser fatal? Tire dúvidas sobre o problema

iStock
Imagem: iStock

Colunista do VivaBem

08/07/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Medo, incertezas, estresse, ansiedade, depressão... As preocupações geradas na pandemia abalaram a saúde mental de muita gente —ou agravaram problemas já existentes. E o ataque de pânico é um entre tantos transtonos que algumas pessoas estão enfrentando.

Segundo Pedro Rosa, médico psiquiatra e doutor em ciências pela FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), que atende no Hospital Israelita Albert Einstein e no Hospital Sirio-Libanês, o ataque de pânico é uma sensação abrupta e intensa de medo, terror e de apreensão. Tipicamente, o problema surge de forma bastante abrupta e atinge um pico de intensidade rapidamente (em aproximadamente 10 minutos), seguido por uma melhora progressiva.

Além do medo, terror e apreensão, os ataques de pânico são marcados por intensos e muitas vezes numerosos sintomas físicos, como:

  • Dor ou desconforto torácico
  • Taquicardia ou palpitações
  • Sensações de frio ou de calor pelo corpo
  • Sensação de engasgamento
  • Tontura
  • Desequilíbrio
  • Sensação de desmaio ou até efetivo desmaio
  • Sensação de estranhamento com a realidade ao redor do invidívuo ou de estranhamento com o próprio corpo
  • Náusea ou outros incômodos abdominais
  • Formigamento ou perda de sensibilidade
  • Dificuldade para respirar (respiração curta e rápida)
  • Tremores
  • Sudorese

Além disso, é muito frequente que, durante um ataque de pânico, indivíduos tenham a certeza de que estão passando por um grave problema de saúde, como um infarto do miocárdio ou um AVC (acidente vascular cerebral), ou que estão perdendo o controle e enlouquecendo. Ataques de pânico não têm essas consequências ruins, mas é muito frequente que aquele que sofre desses ataques tenha a certeza de que isso ocorrerá.

Tipicamente, os sintomas desaparecem dentro de uma hora, ainda que alguns pacientes se sintam profundamente abalados por longos períodos pela ocorrência. Para algumas pessoas, infelizmente, os ataques de pânico podem se repetir dentro de um mesmo dia.

Ataques de pânico podem se desencadeados por diversos fatores, como a exposição a algo de que se tem uma fobia (andar de avião). Entretanto, neste texto, vamos nos concentrar nos ataques de pânico que surgem sem desencadeante claro e que, com frequência, acabam formando um transtorno de pânico.

O que você precisa saber sobre o transtorno de pânico...

Transtorno de Pânico é um transtorno ansioso comum. Estima-se que o risco de apresentar transtorno de pânico ao longo da vida varia entre 2% a 6% na população geral. Esse potencialmente debilitante problema de saúde é caracterizado pela recorrência de ataques de pânico, que tipicamente ocorrem, ao menos inicialmente, sem fatores desencadeantes. Além disso, indivíduos com transtorno de pânico apresentam progressivo medo de ter novos ataques de pânico. Em função disso, passam a ajustar suas vidas de forma que sintam que a chance de isso ocorrer venha a diminuir.

Com frequência, esses ajustes envolvem o abandono de atividades importantes, restringindo a vida de quem tem o transtorno de pânico. Esse padrão de comportamento acaba por consolidar uma maneira muito pouco eficiente de lidar com o transtorno de pânico. A cada vez que o indivíduo antecipa que sair de casa pode desencadear um ataque de pânico e, em seguida, decide não sair de casa e então se sente aliviado, acaba aumentando o risco de que novos ataques de pânico surjam no futuro.

De forma oposta, profissionais de saúde tendem a recomendar a exposição progressiva e sistemática às situações que desencadeiam medo de ataque de pânico. Assim, o indivíduo tem a oportunidade de assimilar a ideia de que a ansiedade passa por si própria e que há maneiras melhores de enfrentar o problema do que restringir progressivamente a própria vida.

Como se diagnostica o transtorno de pânico?

O diagnóstico de transtorno de pânico exige a exclusão de potenciais outras causas para os sintomas em questão. Essa avaliação inclui não somente a diferenciação do transtorno de pânico de outros transtornos mentais, como o transtorno de ansiedade generalizada e outros, mas também a exclusão de problemas físicos, como arritmias cardíacas. Para isso, é importante realizar uma avaliação médica.

O ataque de pânico pode matar?

O ataque de pânico é certamente aterrorizante, mas fique tranquilo, não é fatal.

Durante um ataque de pânico, a pessoa é dominada por sentimentos de medo e ansiedade, o que faz com que o corpo reaja como se estivesse em perigo. Ele entra no modo "lutar ou fugir". Ataque de pânico é um alarme falso do nosso organismo.

Essas mudanças temporárias podem ser desconfortáveis e assustadoras, mas não matam o indivíduo. Por exemplo, um evento que frequentemente assusta aqueles que têm ataques de pânico são os desmaios. Algumas pessoas podem respirar de forma rápida e superficial durante um ataque de pânico, vindo a hiperventilar (uma forma de "excesso de respiração"). A hiperventilação reduz os níveis de dióxido de carbono no sangue, o que pode fazer a pessoa se sentir tonta. Em casos raros, o indivíduo pode desmaiar.

Como é o tratamento do transtorno de pânico?

O tratamento do transtorno de pânico, como é habitualmente o tratamento da maior parte dos transtornos mentais, envolve o uso de medicações e psicoterapia. Além disso, inclui recomendações importantes de estilo de vida: inclusão de hábitos que podem melhorar os sintomas deste problema de saúde e remoção de hábitos que pioram esses sintomas. Mas isso vai ficar para o próximo texto da coluna, aguarde.

*Colaboração Dr Pedro Rosa, médico psiquiatra. Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Residência médica em psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Doutor em ciências pela FMUSP. Pesquisador do Laboratório de Neuroimagem em Psiquiatria (LIM-21) da FMUSP. Atua em consultório privado e em hospitais em São Paulo (Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sirio-Libanês).

Referências:

- Mayo Clinic. Panic attacks and panic disorder. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/panic-attacks/symptoms-causes/syc-20376021

- NIH. Anxiety Disorders. Disponível em: https://www.nimh.nih.gov/health/topics/anxiety-disorders/

- NIH. Panic Disorder: When Fear Overwhelms. Disponível em: https://www.nimh.nih.gov/health/publications/panic-disorder-when-fear-overwhelms/

- NIH. Panic Disorder. Disponível em: https://www.nimh.nih.gov/health/statistics/panic-disorder

- NHS. Panic Disorder. Disponível em: https://www.nhs.uk/mental-health/conditions/panic-disorder/

- NHS. How to deal with panic attacks. Disponível em: https://www.nhsinform.scot/healthy-living/mental-wellbeing/anxiety-and-panic/how-to-deal-with-panic-attacks

- MedlinePlus. Panic Disorder. Disponível em: https://medlineplus.gov/panicdisorder.html

- Society of Clinical Psychology. Disponível em: https://div12.org/treatment/cognitive-behavioral-therapy-for-panic-disorder/

- American Psychiatric Association. Changes to ICD-10-CM Codes for DSM-5 Diagnoses. Disponível em: https://www.psychiatry.org/psychiatrists/practice/dsm/updates-to-dsm-5/coding-updates

- ADAA. Am I having a panic attack or a heart attack? Disponível em: https://adaa.org/living-with-anxiety/ask-and-learn/ask-expert/how-can-i-tell-if-i'm-having-panic-attack-or-heart-atta

- ADAA. Symptoms Panic Disorder. Disponível em: https://adaa.org/understanding-anxiety/panic-disorder-agoraphobia/symptoms

- American Psychological Association. How COVID-19 attacks the brain. Disponível em: https://www.apa.org/monitor/2020/11/attacks-brain

- Cleveland Clinic. COVID-19: How the Virus Affects the Brain with Dr. Pravin George. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/podcasts/health-essentials/covid-19-how-the-virus-affects-the-brain-with-dr-pravin-george

- Nature. How COVID-19 can damage the brain. Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-020-02599-5

- Kumar A and Nayar KR. COVID 19 and its mental health consequencesJournal of Mental Health, 30:1, 1-2. 2021. DOI: 10.1080/09638237.2020.1757052

- Johnson PL, Federici LM, Shekhar A. Etiology, triggers and neurochemical circuits associated with unexpected, expected, and laboratory-induced panic attacks. Neurosci Biobehav Rev. 2014;46 Pt 3:429-454. doi:10.1016/j.neubiorev.2014.07.027

- Craske MG, Kircanski K, Epstein A, et al. Panic disorder: a review of DSM-IV panic disorder and proposals for DSM-V. Depress. Anxiety, 27: 93-112. 2010. https://doi.org/10.1002/da.20654

- Rogers JP, Chesney E, Oliver D, et al. Psychiatric and neuropsychiatric presentations associated with severe coronavirus infections: a systematic review and meta-analysis with comparison to the COVID-19 pandemic. The Lancet Psychiatry. Volume 7, Issue 7, Pages 611-627. 2020. ISSN 2215-0366. https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30203-0.

- Pinna P, Grewal P, Hall JP, et al. Neurological manifestations and COVID-19: Experiences from a tertiary care center at the Frontline. Journal of the Neurological Sciences. Volume 415, ISSN 0022-510X. 2020. https://doi.org/10.1016/j.jns.2020.116969.

- Varatharaj A, Thomas N, Ellul MA, et al. Neurological and neuropsychiatric complications of COVID-19 in 153 patients: a UK-wide surveillance study. The Lancet Psychiatry. Volume 7, Issue 10, Pages 875-882. 2020. https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30287-X.

- Wang Q, Xu R and Volkow ND. Increased risk of COVID-19 infection and mortality in people with mental disorders: analysis from electronic health records in the United States. World Psychiatry, 20: 124-130. 2021. https://doi.org/10.1002/wps.20806.

- Paz C, Mascialino G, Adana-Díaz L, et al. Anxiety and depression in patients with confirmed and suspected COVID-19 in Ecuador. Psychiatry Clin Neurosci. 2020;74(10):554-555. doi:10.1111/pcn.13106

- Taquet M, Luciano S, Geddes JR. Bidirectional associations between COVID-19 and psychiatric disorder: retrospective cohort studies of 62?354 COVID-19 cases in the USA. The Lancet Psychiatry. VOLUME 8, ISSUE 2, P130-140. 2021. https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30462-4

- Celano CM, Daunis DJ, Lokko HN, Campbell KA, Huffman JC. Anxiety Disorders and Cardiovascular Disease. Curr Psychiatry Rep. 2016;18(11):101. doi:10.1007/s11920-016-0739-5

- Walters K, Rait G, Petersen I, et al. Panic disorder and risk of new onset coronary heart disease, acute myocardial infarction, and cardiac mortality: cohort study using the general practice research database, European Heart Journal, Volume 29, Issue 24, December 2008, Pages 2981-2988, https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehn477