PUBLICIDADE

Topo

Paola Machado

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Cuidando da pele de dentro para fora: alimentação e água são essenciais

Getty Images
Imagem: Getty Images
Paola Machado

Paola Machado é formada em educação física, mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutora em ciências da saúde (foco em fisiopatologia da obesidade e fisiologia da nutrição) pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre exercícios, nutrição e saúde. CREF: 080213-G | SP

Colunista do UOL

18/06/2021 04h00

Em meio ao caos epidemiológico e de saúde pública em que vivemos na atualidade, a beleza ainda mantém o seu espaço, uma vez que também é necessária para o bem-estar e a autoestima. O padrão de beleza atual é rígido e uma grande parte da população busca esta forma de maneira intensa e permanente.

Muitos são os tratamentos estéticos envolvendo procedimentos não invasivos, mas também invasivos e cirúrgicos, porém é essencial tomarmos conhecimento de que a beleza também vem de dentro e que a alimentação exerce um papel bastante relevante neste contexto.

Um dos elementos mais importantes para a manutenção de nossa jovialidade e firmeza da pele é a água; grande parte do nosso corpo é composta por este elemento, que precisa ser reposto diariamente, em quantidade média de 1,5 litro.

Esta proporção corporal varia conforme a idade, nível de atividade física e perdas diárias (transpiração, urina, secreção corporal para produção de substâncias digestivas). Uma outra forma de manter a sua hidratação é com o consumo de frutas com elevada quantidade de água como melancia, melão, laranja, mexerica e abacaxi, por exemplo.

Com o passar dos anos, vamos reduzindo a quantidade de músculo e água corporal, o que compromete a firmeza da pele e consequentemente a sua aparência, logo sugiro que você tenha atenção à sua hidratação diária e associe com uma bela dose diária de vitamina C.

Esta vitamina, que atua como um potente antioxidante, auxilia a formação do colágeno endógeno e deve ser consumida diariamente por meio de frutas cítricas (acerola, vitamina C, limão, abacaxi, kiwi, tomate entre outros); tem a sua quantidade diária recomendada de fácil acesso, podendo ser alcançada com a alimentação bem equilibrada e diversificada em suas fontes.

O sono é também um potente aliado da beleza e recebe influência direta da liberação de melatonina, um hormônio produzido pela glândula pineal e que regula o nosso ritmo biológico ou circadiano.

Hoje em dia, sabemos que este hormônio também desempenha papel antioxidante, o que reforça a essencialidade de uma boa noite de sono. A implementação de comportamentos menos excitatórios deve ser adicionada em sua rotina noturna: não vá deitar teclando o seu celular ou assistindo televisão; implemente técnicas de respiração para desacelerar e favorecer a sua regulação hormonal e conte com o apoio de boas infusões (ou chazinhos), como mulungu, camomila, erva-doce e passiflora.

O processo de envelhecimento, ou mesmo a manutenção da beleza, envolve uma ação direta de controle e combate a produção diária das espécies reativas de oxigênio. Muitas são as situações em que aumentamos a nossa produção destes potentes agentes de "deterioração" como o fumo, exercício físico extenuante, exposição intensa e desprotegida ao sol, doenças crônicas, entre outras.

A boa notícia é que temos nutrientes e compostos bioativos que atuam positivamente, prevenindo a "destruição" de nossa pele, e de suas camadas mais profundas, além da membrana que compõe as nossas células. Vamos conhecer alguns destes elementos?

Compostos fenólicos: encontramos estes elementos nas frutas cítricas (limão, laranja, tangerina) e em outros tipos de frutas como maçã vermelha, cereja, uva, ameixa). Você gosta de pimenta vermelha, brócolis, couve-flor, repolho roxo, cebola, alho e tomate? Come estes alimentos diariamente?

A boa notícia é que estes alimentos também contêm os compostos mencionados acima. Aquele chocolatinho com 50 ou 70% de cacau, além de ser gostoso é rico em flavonoides, substância encontrada também no suco de uva integral, café, chá verde, chá oloong, portanto, coma de maneira equilibrada e sem culpa.

As fibras alimentares são responsáveis por fazer uma "varredura" em nosso corpo, limpando-o, contribuindo com a renovação celular local e melhorando a composição de nossa microbiota intestinal, condição que impacta positivamente na saúde do corpo como um todo, inclusive da pele, cabelo e unhas.

Atenção especial deve ser direcionada à fibra solúvel, em especial a betaglucana, e inulina, encontradas neste pool de alimentos a seguir: o alho, cebola, salsão, aveia, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, soja, fava), maçã, pera e banana.

A riqueza dos alimentos é incontestável e fácil de ser adquirida; temos estes alimentos cotidianamente em nossas feiras livres, mercados, hortifrútis e precisamos incorporá-los em nossa alimentação diária. Os benefícios são indiscutíveis e promovem, de forma incontestável, a nossa beleza portanto: a beleza também vem de dentro e está ao seu alcance!

*Colaboração da nutricionista comportamental Samantha Rhein (Unifesp).

Referências:

Rocha; B.R et al. (2021). Influência dos alimentos funcionais na incidência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Intercontinental Journal on Physical Education, e2020021. 3(1).

Naqvi; M et cols. Bioactive Compounds and Traditional Herbal Medicine: Promising Approaches for the Treatment of Dementia. Degenerative Neurological and Neuromuscular Disease 2021:11.

Pappas A, Liakou A, Zouboulis CC. Nutrition and skin. Rev Endocr Metab Disord. 2016 Sep;17(3):443-448. doi: 10.1007/s11154-016-9374-z. PMID: 27401878.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL